15 de fev. de 2008

Hamster

Hoje, eu tinha um treino de 13 km e pensei em ir para o parque do Ibirapuera correr. Porém, acordei um pouco tarde, e resolvi ir para a academia. Pelo menos, eu teria a certeza de terminar os 13 km em tempo de não me atrasar para entrar no trabalho. O fato é que correr 13 km na esteira não é fácil. Tem um colega nosso que tem uma planilha parecida com a minha, mas o treino dele hoje era de 16 km. Ele disse que não iria para a academia correr, pois não daria tempo, que iria fazer o treino amanhã, sábado, perto da casa dele, na rua. Ele até brincou: poxa, daqui a pouco, vou ter que levar esta esteira para casa!
Eu me senti hoje como uma hamster correndo em sua rodinha... Mas, enquanto corria, fiquei pensando nas vantagens de correr numa esteira. Logicamente, tem desvantagens também, como não poder apreciar uma bela paisagem, estar sempre no mesmo lugar, ser monótono... sem falar que, como eu treino em uma academia de hotel, e atrás tem um outro prédio do mesmo hotel, o meu chefe que "mora" neste outro prédio, fica tomando café de manhã no refeitório que, por azar, fica bem em frente do local onde estão as esteiras! O pessoal do trabalho até brinca que a "diversão" matinal do meu chefe é tomar café da manhã vendo a Mayumi correr na esteira! Ele até comentou um dia: hoje, você estava correndo com uma camiseta nova! Rsrsrs.
Mas, voltando a falar da esteira, e as vantagens dela? Segundo o meu corpo sentiu, a esteira, por ter um amortecimento, ele poupa as suas pernas de impactos mais duros, o que acontece no asfalto. Quando vou fazer treino de tiros de 3 minutos, ele marca exatamente a velocidade dos tiros e você consegue mantê-la até o final dos 3 minutos. Depois, você abaixa a sua velocidade para fazer 1 minuto em rítmo fraco, também com uma velocidade controlada. Com isto, aprendi a me controlar no início das corridas, quando estamos cheios de energia e a tendência é sair correndo com tudo. Mas, se você fizer isto, fatalmente, vai "quebrar" no meio da corrida.
Então, se a esteira consegue controlar a sua velocidade, o seu corpo vai aprendendo aos poucos a se controlar também.
Bem, aos poucos, alternando a corrida no asfalto e na esteira, vou cumprindo a minha planilha, mesmo me sentindo uma hamster!

2 comentários:

  1. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Oi Mayumi muito legal essa sua experiência sua na esteira, eu particularmente também acho um tédio correr na esteira só faço isso quando faço o teste na esteira, ficar correndo no mesmo lugar é um tédio. Agora quanto ao seu Chefe ficar te olhando vc malhar tomando café é legal quem sabe através de vc se ele não corre pode inspirar e vir para o atletismo também.
    Bom final de semana e continuação de boas corridas para vc.
    Um abraço,
    JORGE
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Mayumi, seja bem vinda ao mundo dos blogueiros! Vamos estreitar os laços de nossa amizade!!!! rs Continue assim!
    bjs
    Thiago

    ResponderExcluir