25 de jan de 2009

O primeiro round do ano

Vamos lá! Continuem malhando! Rsrs. Ontem, a minha agenda estava um pouquinho cheia, motivo pelo qual tinha decidido fazer o longo da semana na sexta-feira de manhã. E para fazer isto, tive que acordar com as galinhas (mais uma vez). Repito: não sou galinha! Fui ao Parque do Ibirapuera às 5:40 e já tinha gente correndo! Só amanheceu quando estava dando a quarta volta (por dentro, é claro, rs). E aí, encontrei a Kelly que trabalha comigo, correndo em direção contrária. O pessoal acorda cedo! Depois, subi para a academia, tomei banho, e com o lanche nas mãos atravessei a rua para trabalhar.
Ontem pela manhã, fui prestigiar o colega Michael Jacobs, professor de inglês, que lançou outro livro. Olhem só o titulo: "Como não ensinar inglês". Rsrs. É muito divertido! Se vocês riem com as minhas histórias, leiam este e o anteriormente lançado "Como não aprender inglês". O cara é hilário! Mas, aprendemos muita coisa com o livro dele! Bem no início da palestra de lançamento, uma criança começa a chorar no auditório! Antes que alguém fizesse algum comentário, o professor Michael se adiantou: "Oh, she is my grandchild! Thanks for crying!" (Oh, ela é minha neta! Obrigado por chorar!). Rsrsrs.

Eu e Michael Jacobs no lançamento do livro dele

Eu também levei um livro que escrevemos (eu e 4 colegas), que é destinado aos professores e alunos de japonês, para presenteá-lo: "70 perguntas das pessoas que ensinam japonês no Brasil".
Plim, plim! Acabou-se o horário das propagandas!
Bem, depois da palestra do professor Michael, fui buscar o kit da corrida de hoje. Ao verificar o meu nome, constatei que tinham escrito o meu sobrenome errado! Escreveram YASMIKAWA, em vez de YOSHIKAWA. Nossa! Parece mais um sobrenome russo! Rsrsrs. De um dia para outro, virei russa! Fui tentar corrigir, porém, o pessoal da correção de dados estava com tanta coisa para fazer que anotou o sobrenome correto em uma folha e disse que ia corrigir depois! Mas, do jeito que a menina escreveu (em letra corrida), se outra pessoa for digitar, é capaz de errar de novo! Xiiii.
Dentro do kit, encontrei coisas que me fizeram lembrar o nosso amigo virtual português, Carlos Lopes! Olhem só:
Força, Carlos! Não desiste, não! Ai, caramba, toda vez que eu ouço o CD do Roberto Leal que ganhei da minha irmã, lembro-me do Carlos e penso: ele tem que persistir! Vamos lá!
Hoje, chegando à arena da prova, avistei uma pessoa que encontrei numa corrida lá em Juquitiba-SP, em 2007, dentro de uma pousada (esta que vocês estão vendo a foto no cabeçalho do meu blog): o Jorge, maratonista e militar também, viu só, Jorge Maratonista?! Que coincidência!
Ele estava com um amigo lá de Mogi das Cruzes. O cara é um guerreiro. Numa das conversas que tive com ele, o próprio Jorge disse que quase se tornou um profissional, mas que na época faltou patrocínio, e um outro rapaz que competia na mesma época, tornou-se conhecido no mundo da corrida, pois conseguiu patrocínio! Não me recordo do nome deste profissional. Mas, o Jorge corre muito!!! Coisas da vida... um dia, ainda conto a história dele aqui.
Jorge e eu no estacionamento da Assembléia Legislativa
O amigo do Jorge, Kobuta, e ele

Depois, passei na tenda da Playteam, onde encontrei o Ricardo e a Dani, o Carlos Roberto que fazia um tempão que não via, o Francisco que sempre tira fotos nossas, o Paulo Romani que cede o salão de festas do prédio onde mora para a Play fazer a concentração na São Silvestre, e muitas pessoas novas na equipe.
O fotógrafo Francisco e sua amiga

Quase na largada, encontramos o Nadais, mas depois ele desapareceu! Acho que ele correu rápido demais!
Hoje, parece que o pessoal sub-50 da Play resolveu trotar, devido ao treino de ontem. Só assim, consegui avistá-los do outro lado da pista, sendo que eu estava à frente deles, para vocês terem uma idéia do quanto eles estavam devagar! Rsrsrs. Avistei também a dona Tomico More Saito, a senhora de 82 anos. Cumprimentei-a em japonês e a ultrapassei! Olha, queria eu chegar à idade dela e continuar a correr! Um dia, ela me mostrou a foto da parede da sala dela, cheia de medalhas! O filho dela prega todas as medalhas na parede! Ela já correu meia-maratonas, inclusive em Paris, e foi patrocinada para lá! Que chique!
Estávamos na subidinha da República do Líbano e um cara grita: "As mulheres estão ultrapassando os homens!" E uma mulher responde: "Faz tempo!". Depois deste comentário um tanto quanto machista, fui ultrapassada por um monte de homens grandões! Kkkk. Viu só o que não faz um comentário destes? Rsrsrs. É pura adrenalina!
No percurso, tinha água de 2 em 2 km e gel de carboidrato depois do km 7.
No caminho para a tenda, após a prova, avistei a Yara Achôa e viemos conversando até chegar ao estacionamento da Assembléia Legislativa.
Yara, eu, Carlos Roberto e Clausia

Estava indo embora e constatei que neste estacionamento, havia um monte de vagas para idosos! Olhem só!
Bem vamos parar de reparar em coisas que não tem a ver conosco! Hora de voltar para casa e fazer a feira! Segundo round do dia! E sem nocautes! Mas... será que trabalham muitos idosos lá? Pelo número de vagas de estacionamento destinadas a eles... ou é todo mundo VIP? Rsrsrs. Deixa pra lá! Amanhã é dia de treino! Vamos lá! Sem moleza!!! Boa semana a todos!

17 de jan de 2009

Mantendo o ritmo!

E aí, pessoal! Todos treinando? Na postagem anterior, eu escrevi que não tinha definido ainda quais provas iria correr este ano. Mas, não confundam isto com "estar sem treinar", pois eu não tirei férias dos treinos, não! Os meus treinos continuam como sempre, e nem no final do ano parei! Perto do Natal, treinei no interior, depois de voltar, ainda treinei antes da São Silvestre, e neste ano, comecei os meus treinos logo no dia 2 e não parei em nenhum momento, embora às vezes, tenha ficado com vontade de descansar! Mas o vício fala mais alto! Rsrs.Tenho acordado bem cedo para poder treinar. Acordo com as galinhas! Não confundam as coisas: não sou galinha! Kkk. Faço um longo por semana!
Hoje pela manhã, fui treinar no Parque do Ibirapuera e constatei o que a Yara Achôa escreveu em seu blog sobre a manutenção do parque: folhas de árvores caídas, empresa de manutenção com problemas financeiros... mas, quando entrei no banheiro, ouvi a conversa de uma funcionária da limpeza com uma usuária: parece que a situação será discutida na terça-feira, e mesmo que a empresa atual não renove seu contrato com a Secretaria, os funcionários todos serão contratados pela nova empresa! Menos mal!
Outra coisa que percebi hoje nos treinos: tem mais gente que dá voltas e voltas iguais treinando dentro do parque! Encontrei mais de 3 vezes as mesmas pessoas (umas 3 ou 4 pessoas), correndo em direção contrária! Acho que entramos em looping! Rsrs. Isto me faz lembrar o nome do blog do nosso amigo virtual Marcos Sanches: Looping Infinito! Paciência tem quem dá "n" voltas caminhando, como o meu marido! Rsrs. Tem gente que diz que não aguenta passar pelo mesmo local mais de uma vez! E por 3 voltas, cruzei com um rapaz que vestia uma camiseta em que se lia: "Mantenha o ritmo". É isso aí! Estamos mantendo! Mas, quase atropelei um grupo de turistas chineses que atravessava o parque! Tenho certeza que eram chineses! Não me perguntem como eu os distingui dos japoneses e coreanos, pois não sei explicar! É.. feeling! KAKAKAKA. É brincadeira: eu ouvi eles falarem chinês! Rsrs.
Refleti muito antes de me inscrever nas provas. Porém, só defini as provas que correrei até abril. Pode ser que surjam outras pelo caminho! Para mim, o mais importante é manter a frequencia dos treinos. O meu objetivo não é correr uma determinada prova, mas sim, treinar para manter o condicionamento físico. Logicamente, as corridas são um estímulo a mais!
Estas serão as primeiras provas de 2009 para mim:
25/01: XII Troféu Cidade de São Paulo Carrefour Viver-10 km (JJS Eventos)
01/03: Corrida Batavo Pense Light-Abertura do Circuito Corpore-12 km (Corpore)
08/03: Meia Maratona Internacional de São Paulo 2009 (Yescom)
05/04: X Meia Maratona Corpore da Cidade de São Paulo (Corpore)
Vamos lá! Nada de moleza! Treinando! Rsrs. Isto eu estou falando para mim mesma, não se preocupem! Estou me auto-motivando! Rsrs.
E quanto a vocês? Quais são as metas para este ano?

11 de jan de 2009

Estou atrasada de novo!

Ô pessoal rápido! Rsrsrs. Muitos já definiram as corridas para este ano. E eu, mais uma vez, estou atrasada!!! Não fiz inscrição para nenhuma prova ainda! A sensação é de terem dado a largada e eu ter ficado parada esperando todo mundo largar para depois eu começar a correr lá atrás! Rsrs. Mas, não pensem que estou sem treinar! Isto, estou fazendo todos os dias, seguindo a planilha! Já fiz muitos longos neste ano! Às vezes, penso que não preciso participar de tantas provas assim. Por outro lado, as provas servem de incentivo e parâmetro para os nossos treinos diários. O mais gostoso é ter o incentivo dos amigos que nos rodeiam, ao vivo ou virtualmente.
Parece que foi outro dia que o Ricardo Hoffmann tinha postado que iríamos para Foz do Iguaçu correr uma meia-maratona em julho. Escrevi para o pessoal da academia One Way, onde faço os meus treinos, perguntando se eles não queriam participar desta prova também. Olha só a resposta do SEU Mário que corre conosco:
"Já fiz a inscrição na Oral B, Meia da Corpore, Batavo, Meia da Yescom. E acho que vou com a Mayumi para Foz do Iguaçu. Vamos lá, pessoal, alugamos uma Kombi! Mário"
Rsrsrs. Não, SEU Mário, uma Kombi, não! Assim, a gente chega todo detonado lá! Pelo menos um microonibus, pelo amor de Deus! Rsrsrs. Mas, falando sério, temos que nos organizar, não é?
Ah, escrevi para a dona Neide também, pois precisava entregar um imã da prova Hennock Reis, de Aparecida, o qual o Hideaki tinha deixado comigo. Eu disse que não a tinha encontrado na São Silvestre, e ela me respondeu assim:
"Mayumi Edna! Querida! Um abração bem arrochado ao estilo nordestino!
Menina! Quando vc corre, você dispara!!!!! Eu preciso engatar uma 3ª bem ligeiro pra te alcançar... quando eu alcanço, né?! Curioso! Vi tanta gente conhecida mas não te vi! Pensei até que você não iria correr a São Silvestre! Me conta: como você foi? Ah! antes que o assunto fique velho, vou te contar: corri em Aparecida e quando pegava o kit encontrei c/ o HIDEAKI e a gente conversou um pouco e ele disse ter feito medalha-lembrança daquela corrida. O que aconteceu foi que eu demorei demais e no final não o vi mais. Muito gentil da parte dele se lembrar de mim. Caso não haja imprevistos, dia 18 de janeiro estarei na corrida Oral B, e a gente se encontra lá tudo bem? BJSSSSSSSSSSSSS. Mais uma vez,"brigadão"!!! Neide Massae Hanaoka Satoru"
Rsrsrs. Dona Neide, pela segunda vez, eu cheguei beeem depois de você na São Silvestre. E quem disparou na frente, deve ter sido a senhora, porque eu não a vi! Kkk. No Bar do Mané, foi a mesma coisa! Fui pegar a medalha no final, e ela me disse: "Você sempre chega na minha frente!". Mas, eu estava a uns 200 metros atrás dela e não consegui alcançá-la de jeito nenhum! Rsrsrs. Agora, me digam se esta mulher tem cara de me dar um abração ao estilo nordestino!!!

Eu e dona Neide Hanaoka
Kkk. Ela me faz lembrar da postagem que escrevi no ano passado, sobre os orientais serem todos iguais. E para confirmar esta teoria, coloco aqui, um comentário da Maria Laura Martins, filha do Mané do Bar do Mané (segundo o Harry, esta prova está sendo chamada de "Bar of Mané Racing", por causa da presença de quenianos! Rsrsrs.):
"Desculpa... escrevi seu nome errado (já é a 2ª vez = o Fábio Namiuti que me corrigiu na 1ª). Conheço poucas japonesas... e toda vez confundo você com a outra (também atleta)... Foi mal!!! Maria Laura"
Hahahaha. Recado para a Maria Laura: "Estás perdoada! Como não conheço a outra japonesa, suponho que ela seja bem parecida comigo, não?"
Quem é esta Marie? Alguém conhece? Rrsrs. Esta foi boa! Fabio Namiuti, obrigada pela correção! Rsrs. Mas, não se preocupem, não, o Leo Hacidume já me chamou de Miyuki, e um colega de trabalho, ontem mesmo, já me chamou de Yumiko... pelo jeito, os nomes orientais são parecidos, a ponto dos próprios orientais se confundirem! Já pensou se uma oriental ganha uma prova e me confundem com ela? Seria muito bom, não é? Rsrsrs.
Bons treinos, pessoal! Eu vou pensar seriamente em que provas correr este ano! Só espero que não inscrevam outra japonesa no meu lugar!

4 de jan de 2009

Resultado da Prova do Bar do Mané

Gente, eu não estava acreditando que o Mané de Guaratinguetá enviava os resultados da corrida e uma foto da chegada para todos os atletas participantes! Mas, para vocês poderem acreditar também, tirei uma foto do que recebi por correio na semana passada: um informativo, uma folha com o resultado feminino da prova, um cartão de Natal e Ano Novo e uma foto tirada na chegada! E ainda, recebi um e-mail perguntando se tínhamos recebido a carta! A organização está de parabéns!
Segundo consta no informativo, o primeiro atleta inscrito para a prova do ano passado foi Leo Hacidume, no dia 23/02/2008. E consta também que ele fez doações de eletrodomésticos para o Mané rifar! Parece que muita gente colabora para ele poder realizar estas provas. Espero que continuem a realizar provas bem organizadas como tem acontecido até agora.
Reproduziram até alguns trechos da minha postagem sobre a corrida! Estou vendo que o pessoal é antenado! Muito obrigada pelo destaque! E parabéns à todos da equipe organizadora da prova!

2 de jan de 2009

Muitas coincidências e encontros na São Silvestre!

Feliz 2009! Estou atrasada de novo! Mas, vou escrever sobre a São Silvestre, também: a minha versão, logicamente! Kkk.
O dia 31 de dezembro começou com um torpedo no meu celular, do Leo Hacidume! "Cara, como é o esquema hoje, cara? Putz, cara, acho que vou com o pessoal, cara, para o Mercado Municipal, cara!" Rsrsrs. Eu fiquei de encontrá-los na Cantina Nipolitana, ao meio-dia! Só que eu me atrasei, pois havia esquecido a minha câmera fotográfica em casa e tive que retornar! Telefonei para o Leo que me disse que já estavam na Cantina e que iriam fazer o meu pedido de comida para não atrasar! Porém, ao chegar lá, só encontrei o Paulo Massa, juntamente com o Julio Cordeiro de Recife (PE) e o Daniel Fonseca de Ipatinga (MG). Logo depois, chegaram o Peter Wetzlar do Rio de Janeiro e a Veronica Araújo, também do Rio. E nada do pessoal do "Mercado" (Leo, Guilherme e Ricardo Hoffmann) chegar! Telefonei para o Leo e disse: "CARA (rsrsrs), como você pode mentir assim para mim? O restaurante está fechado e ninguém se encontra aqui! Como eu faço? O que você sugere?" Rsrsrs. Ele acreditou!!! Este foi o meu troco! Kkkk.
Cadê o pessoal do hotel da elite? Harry, Jacke... Bruno Thomaz (Porto Alegre-RS), sentimos a falta de vocês!!!
Conversa vai, conversa vem e descobri que o Daniel esteve em Nova Iorque correndo a maratona também, e que fomos no mesmo dia (portanto, eu devo ter pego o mesmo vôo que ele) e nos hospedamos no mesmo hotel! Como não nos encontramos? Rsrs.
Eu e Daniel Fonseca de Ipatinga, que esteve em Nova Iorque também!
Chegado todo mundo (e olha o Ricardo Hoffmann que saiu de dentro do computador!), foi a hora de almoçarmos macarrão! Só sei que depois de comer, fiquei morrendo de sono! O Hideaki chegou atrasado e não almoçou! Então, fomos tomar um café, e o Hideaki, comer alguma coisa.
A ala da esquerda: Paulo Massa, Peter, Ricardo Hoffmann e Guilherme Maio (escondido).
A ala da direita: Daniel Fonseca, Veronica Araújo, Leo Hacidume, eu, e em pé, Julio Cordeiro
Após o café, cada qual foi se preparar para a corrida. Eu e o Hideaki ficamos por lá, andando e conversando! Subi a Alameda Campinas junto com ele que cantarolava uma música, tema de um desenho animado japonês: "Ponho, Ponho, Ponho, sakana no ko" (Ponho (nome da personagem-peixinho do desenho animado), Ponho, Ponho, filhinha de peixe). Rsrsrs. Como ele conhece muita gente, a cada 50 metros que a gente andava, parávamos para conversar com alguém!
Toca o celular! Era a Carolina Sakama, minha amiga que estava voltando naquele dia de Salvador e que iria correr! Fomos ao local marcado para nos encontrarmos, na esquina da Pamplona com a Paulista, onde (re)encontramos algumas pessoas, dentre elas o Ricardo Hoffmann, o Guilherme Maio, a própria Carolina Sakama, o Flávio Imai (que trabalha no mesmo prédio que eu e corre pela Assessoria Paulo Nogueira), o Leo Hacidume... e nesta hora, passa por nós a Tomico More Saito, a senhora de 82 anos, em quem me espelho para correr! Eu a paro e a abraço. Mas o mais impressionante foi o diálogo entre ela e o Leo:
Leo: Dona Tomico, a senhora se lembra da Hacidume-sensei (professora Hacidume)?
Tomico: Hacidume-sensei? Sim, ela foi minha professora de japonês!
Leo: Pois eu sou o neto dela, filho de Wataru!
Tomico: Você é filho de Wataru-san? Eu falo ao telefone toda semana com sua tia!
Caramba!!! Que mundo pequeno!
Da esquerda para direita, atrás: Flavio Imai, Leo Hacidume, eu, Carolina Sakama.
Na frente: Ricardo Hoffmann e Guilherme Maio
Depois, passa por nós o palhaço Medeiros! E logo atrás, o pessoal da Playteam, com a bandeira do Brasil! Dada a largada, fomos eu e o Hoffmann, em ritmo bem confortável, até o final. No caminho, ainda ultrapassei o pessoal da Playteam com a bandeira do Brasil, que neste dia, estava excepcionalmente mais lento que eu. Era dia de festa! Muitas e muitas vezes, reclamei do calor, ao que o Hoffmann respondia: "Você não sabe o que é calor!". Rsrs.
Na Avenida Ipiranga, avistei o Eduardo Sano do Runner Café, correndo juntamente com a sua companheira, a Monica. O Paulo Massa e o Leo nos alcançaram após o km 7 e fomos juntos até a chegada!
Eu e o Hoffmann fomos ultrapassados por uma "onça" (um senhor vestido com um macacão espampado de pele de onça) um pouco antes do Minhocão! E o Hoffmann ainda disse: "Poxa, ninguém merece ser ultrapassado por esta onça!" Rsrsrs. Porém, na primeira subidinha, ela já estava andando e nós a ultrapassamos! E ele ainda comentou: "A onça se acalmou!". Depois sou eu quem sou engraçada! Kkk, este CARA é divertido! Rsrs. Por falar em subidas, realmente, só consigo ultrapassar alguém quando o percurso inclina, pois no plano, o pessoal tem as passadas muito largas! E desta vez, com este trio carioca, as ultrapassagens ficaram bem mais divertidas! Na Rua Norma Gianotti, encontramos a dona Mitiko Nakatani, que corre pela Run for Life e foi campeã na categoria dela, na Maratona de Paris há alguns anos. Ela deve estar com os seus 74 anos, aproximadamente. Eu a cumprimentei e disse que era amiga da Jacke que treina pela Run for Life, também!
Começo da Brigadeiro... ouço alguém gritar: "Aee, Mayumi! Vamo lá!". Era o Wilson, ex-Playteam! Valeu, meu amigo! E no km 14, bem no meio da subida da Brigadeiro, uma turma da Playteam grita: "Vai, Play! Vai, Mayumi!" Nossa, revivi Nova Iorque! Só que agora, o pessoal gritava o meu nome! Final da Brigadeiro, viradinha para a Paulista: o Leo começa a acenar olhando para trás! O Paulo Massa faz o mesmo! E aí, o Leo grita: "Olhá lá, Mayumi, a minha mãe lá atrás! Ela está filmando!" Rsrsrs. Desculpe-me Leo, não consegui enxergá-la! Mas, tinha mais gente filmando a reta final: o Paulo Massa e o Hoffmann! Sim, filmando tirando fotos e correndo! Desculpe-me, gente, "roubei" descaradamente o vídeo do blog de vocês para postar aqui também! Kkk.
video video
Linha de chegada: decidimos que iríamos cruzar a linha de chegada de mãos dadas. E assim fizemos: 1 paulistana e 3 cariocas de mãos dadas, passeando pela... linha de chegada da São Silvestre! Rsrsrs.
Após a retirada da medalha, encontramos o Guilherme Maio (ex-Pangaré Online e atual Pace Magnífico, fazendo jus ao nome, pois ele foi magnífico nesta prova) e o Hideaki comendo maçã!
Da esquerda para direita: Ricardo Hoffmann, Guilherme Maio, Hideaki, eu, Leo Hacidume e Paulo Massa
Liguei para o Ciro (meu marido) que me deu o resultado da prova. O Leo ainda pediu para eu ligar a cobrar para a Cleidi (a namorada dele) pelo meu celular, mas logicamente, não iria fazer isto, né? Liguei para ela e disse: "Alô, Cleidi, é a Mayumi! Tudo bem? Estou ligando para dizer que terminamos a São Silvestre e que o Leo desmaiou!" Rsrsrs. Coitada, ela quase teve um "troço"! Desculpe-me, Cleidi, mas o Leo me pregou umas peças e eu tive que dar o troco! Sei que você não tem culpa, mas... ainda estou "devendo"! Rsrs.
Despedi-me do pessoal e fui andando em direção ao início da Paulista. E neste ínterim, ainda reencontrei o Eduardo Sano e a Monica indo embora também! E uma outra coincidência: eu conheci o tio do Eduardo Sano num dos trabalhos que realizamos no Centenário da Imigração Japonesa e não sabia!!! Mundo minúsculo!
Que venham as provas de 2009! Bons treinos!