6 de abr. de 2008

Agita São Paulo

Antes de ontem, a minha mãe tinha me convidado para ir a uma caminhada com as amigas dela. Ela costuma caminhar com um grupo do Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa) todas as quartas-feiras.
Só para complementar um pouco a explicação (talvez todos conheçam o programa, mas nunca é demais frisar algumas informações, né?) , o Cecco foi implantado na cidade no início dos anos 90 pela Prefeitura de São Paulo. Ele atua em duas
áreas: medicina preventiva e promoção social, por meio de oficinas educativas e atividades esportivas. O serviço deve ser oferecido em espaços públicos, evitando-se gastos com aluguel e funcionamento dentro de hospitais. O Centro de Convivência oferece oficinas com linguagens artísticas e esportivas, entre as quais estão o basquete, a caminhada, tai chi chuan, liang gong, teatro, coral, dança e artes plásticas.
Bem, então, continuando, a minha mãe me chamou para ir a uma caminhada. Ela disse que me esperaria no metrô Trianon-Masp e que a caminhada sairia de lá e iria até a Assembléia Legislativa. Bem, o percurso não seria tão comprido assim, deve dar em torno de uns 5 km... Cheguei ao local marcado e logo vi que não era uma simples caminhada com as amigas dela que iria acontecer! Hoje estava acontecendo o "Agita Mundo", que se iniciou como sendo o programa "Agita São Paulo", em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Física e combate ao sedentarismo. Mais informações no site www.agitasp.org.br/. Ai, como sou desligada, não? Como poderia esquecer-me de um evento deste porte? Rs. Chegando ao local da concentração dos caminhantes, teve distribuição de camisetas do evento e de squeezes. No percurso, a Sabesp estava distribuindo água mineral bombeada por um caninho e colocada num copo plástico a todos os caminhantes. E o mais interessante: na chegada, como nas corridas, havia distribuição de Gatorade! Não é o máximo? E eu que estava pensando que era uma simples caminhada! Rs.
Agora, para não perder o costume, vou contar o que aconteceu no percurso! Dada a "largada", o pessoal começou caminhando em direção à Avenida Paulista, atravessando-a e entrando na Alameda Santos, na altura do Parque do Trianon, ao som de dois trios elétricos que nos acompanharam de cabo a rabo. Os caminhantes eram senhoras, jovens estudantes de escolas com projeto CEU, famílias inteiras, pessoas vindo de longe em caravanas... enfim, era um público bem variado.
O som alto do trio elétrico fazia com que as pessoas conversassem muito alto! Havia duas senhoras a meu lado e acabei ouvindo o que elas falavam:
- Olha, se você se sentir mal, você procura um bombeiro bem bonito e diz: "Eu tenho amnésia, só me lembro do endereço da minha casa. Você me leva para casa?"
E a conversa flui:
- Olha! Você sabe paquerar, hein?- disse a outra.
- Ah, já tive os meus 18 aninhos! Aqui dentro da "caixola", não mudou nada. Só mudou a cor do "telhado" que ficou branco! Hahaha.
A caminhada entrou na Rua Pamplona e seguiu até perto da Rua Estados Unidos. Neste trecho, havia um trio tocando em frente da caminhada e um outro logo atrás de onde estávamos. Diferente das corridas, as pessoas andavam a uma velocidade média de 3 km... beeeem devagar. E ainda, tinha gente que entrava no supermercado e voltava com sacolas de compras, outras que entravam nas lanchonetes e voltavam com um sanduíche nas mãos, enfim, coisas espantosas visto pelo lado de quem corre!
Daqui a pouco, o trio elétrico solta uma informação: "Olha gente, quem se sentir mal ou não agüentar a caminhada, avisamos que vai ter um ônibus que vai recolhê-los no final. Não se preocupem, pois ninguém vai ficar pelo caminho!"
Ai, até aqui, pensei! Só faltava eu ter que subir neste ônibus, né? Poxa, já tinha até me esquecido dos onibus que recolhem as pessoas na corrida, agora vem este trio elétrico numa caminhada me lembrar deste detalhe! Kkk. Um aviso ao Guilherme-Pangaré: Felizmente, a meia-pangaré aqui não foi pega pelo ônibus! Kkk.
E assim, hoje, acabei participando de um programa de conscientização e combate ao sedentarismo! Espero que, pelo menos os que participaram da caminhada, tenham consciência e pratiquem alguma atividade física!

3 comentários:

  1. Legal, Mayumi!
    Parabéns por ter participado de um evento tão bacana!
    O seu bom humor é contagiante!
    :-)
    Obrigado pela referência ao Pangaré aqui! (risos)
    Agradecido,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Oi,Mayumi adorei seu blog e foi pensando no sedentarismo que resolvi fazer alguma coisa pela minha saúde e optei pela corrida...estou a pouco tempo mas minha vida mudou muito - 12 quilos e muito FELIZ.
    Tudo de bom!
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Mayumi e suas aventuras!! Não correu o circuito adidas?? Boa semana!!

    ResponderExcluir