18 de jun. de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Hoje, dia 18 de junho de 2008, completa-se 100 anos que o primeiro navio trazendo imigrantes japoneses, o Kasato-maru, atracou no porto de Santos.
Muita gente me pergunta por que os japoneses batizam os navios com o final "maru" (tradução literal: círculo, bola). Eu fico devendo esta explicação para vocês. Mas dizem os "engraçadinhos" que um japonês olhava para um navio quando um português chegou para ele, apontou o mar e disse: é o "mar". E o japonês pensou que em português, o navio era chamado de "maru". Assim, todos os navios japoneses passaram a ser batizados com o final "maru". Rsrsrs. O fato é que eu não sei se esta história é verídica!
Para comemorar esta data vários eventos estão sendo realizados no Palácio das Convenções do Anhembi e no Sambódromo. Se quiserem saber sobre os eventos de lá e ouvir um pouco de música japonesa, podem acessar a rádio via internet, Rádio Banzai, de nossos amigos locutores Celso Likio, Miyuki Morikawa, Nilson Nil e toda a equipe de profissionais competentíssimos que nos apoiam sempre, que estarão por dentro desta festa.
E como não poderia deixar de ser, algumas corridas também irão acontecer ao longo do ano, homenageando este centenário. O blogueiro Harry, um certo dia escreveu sobre uma corrida denominada Japan Run que ocorreria nos EUA, e questionando sobre se não haveria nenhuma corrida deste tipo no Brasil, onde se comemora este ano o centenário da imigração. Eu confesso que até procurei algo sobre isto. E ultimamente, até tenho achado algumas corridas que mencionam discretamente o Japão. E o próprio Harry já me avisou sobre estes eventos que estão acontecendo aos poucos. Vejam o site em que ele escreve o seu blog e encontrarão, também. Eu me inscrevi numa corrida lá em Suzano (interior de São Paulo, há aproximadamente 60 km da capital), onde irão premiar, dentre outros, o melhor representante da colônia japonesa! É, e nem assim, eu vou ganhar alguma coisa! Rsrsrs. Mas, mesmo assim, eu vou! Kkk.
Coloco abaixo as informações sobre os dois eventos que achei (cliquem no nome para ler os detalhes):
(Fonte: Webrun)
1ª Corrida Cidade de Suzano
Corrida dos 100 anos
Boa comemoração a todos! Vamos brindar! Omedetô gozaimas (parabéns)! Kanpai (um brinde)!!!

7 comentários:

  1. Oi Mayumi, legal o post! Por uma baita coincidência meu post hj é em homenagem a vocês..e olha que nem sabia que a data oficial era hoje. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Valeu a visita, postei nos coments uma historia de humor nos moldes da Mayumi..confere lá.

    ResponderExcluir
  3. Mayumi,
    Felicitações pela data comemorativa.
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Ola Mayumi, td bem?
    Não nos conhecemos mas sempre acesso seu blog e adoro suas postagens e seu senso de humor, rs. Só nunca escrevi antes por falta de tempo.
    Sou uma corredora iniciante e desde q comecei a me viciar nessa deliciosa prática, sempre acompanho o blog de corredores como vc, a Jack, etc...

    Aproveitando seu post, a minha cidade, Atibaia, está c/ uma programação toda especial essa semana devido ao centenário da migração japonesa. Temos shows de musica tipica, apresentaçõens de bon-odori, taiko e diversas barracas c/ a deliciosa culinária japonesa... nao pude ir no fds q passou, mas vou tentar dar uma passada nesse fds. Temos uma colonia japonesa considerável, responsável pela fama "da cidade das flores de dos morangos". Pena q não teremos nenhuma corrida de rua alusiva a data, rs...

    Mas se quiser conhecer a cidade, venha correr a Corrida da Fogueira, tradicional prova c/ 10km a realizar-se dia 28/06 c/ largada as 17h. Acho q vou estrear nessa prova, apesar de estar c/ receio por saber q tem umas subidinhas nd amigáveis...

    Bem, já escrevi demais rs, p/ quem nunca escreveu, acho q tirei o atraso... rs

    bons treinos

    ResponderExcluir
  5. -------\\\\|/---------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Mais uma vez amiga lhe parabenizo vc e sua familia pelas comemorações do 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
    Bom domingo e boas passadas.
    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. -------\\\\|/---------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Oá Mayumi óiaaaaa eu aqui de novo...rsss...mais uma vez obrigado pela msg. Mais amiga como eu falo para vário(a)s amigo(a)s se vc treinar com disciplina e dedicação vc consegue sim correr que nem eu. Te falo o seguinte a 7 anos atrás eu também não corria muito e através da ajuda dos amigos e treinando certinho eu consegui esse feito então amiga pé na estrada e vamos lá.
    Bom domingo.e boas passadas.
    Um abraço,
    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Mayumi,
    Parabéns pelo seu aniversário !
    A frase é batida, mas é sincera !
    Muitas felicidades, pois você as merece.
    Você é um exemplo para nós e é uma pessoa muito especial !
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir