3 de ago. de 2008

Meia-maratona na chuva!

Hoje, acordamos com chuva! Ainda bem que não estava muito frio! Até separei as luvas para usar, mas não deu! Com o guarda-chuva nas mãos, chegamos ao local da prova de hoje: São Bernardo do Campo, região da grande São Paulo.
Como eu tinha dito a vocês, perdemos um jovem atleta da Playteam, e a equipe fez a sua homenagem, colocando um banner na frente da tenda. Foi também anunciado o luto da equipe pelos locutores.
Passei pela tenda da Play e olha quem eu encontrei lá: a Sherida Gianne Boetius! Esta menina de Suriname é mais kitigai do que vocês pensam! Ela mora em Uberlândia (MG) e vem quase todos os finais de semana para São Paulo para participar das provas!
Encontrei também o Rodrigo Tandaya, o Guilherme Maio, o Cleber, o presidente Ricardo e a sua esposa... e na tenda ao lado que era da Tavares, encontrei a dona Neide Hanaoka, que correu comigo em Suzano.
Na largada, eu avistei o Valter Ide e troquei uma meia dúzia de palavras, pois estava em cima da hora da largada. Ele disse que pensou que eu não fosse lá hoje! Valter, eu adoro correr na chuva! Posicionei-me no lugar das meia-pangarés, lá atrás e fui... Largamos com chuva! Que delícia! Refrescante que só! Falaram que esta meia-maratona tinha um percurso bem cheio de subidas e descidas, então já fui psicologicamente preparada para não ficar desesperada no meio do caminho, achando que não iria terminar a prova. O resultado é o de menos, se eu não me perdesse da turma no caminho e conseguisse chegar ao final, estava ótimo! Recado para o Arthur, meu treinador: não andei em nenhum momento, nem mesmo nas subidas e nem mesmo para tomar água ou gel de carboidrato, como foi o combinado! No momento adequado, eu peguei o gel e abri com os dentes (zup!) e o copo com água com os dedos (pow!), fui tomando o gel e trotando, não parei!
Avenida Kennedy... Avenida Senador Vergueiro... Avenida Francisco Prestes Maia... e de repente, um rapaz da organização grita: "Vamo, Mayumi!". Era o Marcio da Playteam trabalhando no evento! Como trabalha! É a segunda vez que encontro nas corridas trabalhando! Daí, encontrei o MM. Ele me perguntou: "Você conhece o percurso?" Eu disse que não, mas que tinha lido as dicas dele no site da Play. E ele disse: "Ah, beleza, agora se mantenha à direita pois o pessoal dos 5 km vai virar!"
Primeira subidinha! Avisto um rapaz que está correndo de costas e pergunto: É melhor assim de costas? E imediatamente, dei um "cavalo de pau" e me virei de costas também para ver se era legal. Segundo o SEU Mário que treina na academia, correr de costas na subida faz a gente sentir que está descendo! Rsrsrs. Só podia ser o SEU Mário. Por falar nisto, eu não o encontrei hoje... Daí, o rapaz de costas me diz: "Eu estou esperando um amigo meu! É por isso que estou de costas!" TÓIMMM! Desvirei-me rapidinho e fui embora! De repente... começa uma descidona e a meia-pangaré aqui, ficou sem freio! Senti que estava com a velocidade "alterada" pois na minha frente estava avistando um rapaz da Playteam, o Fernando Lemes e acabei passando por ele com tudo! Ainda olhei para trás e estendi o meu braço para ver se ele conseguia me segurar para eu ir mais devagar, mas parece que ele não me entendeu. Ele gritava: "Força, Mayumi!". Rsrsrs. Eu estava precisando é de um breque! Estava descendo desengrenada! Como o treinador "mandou" eu dobrar beeem os braços, fazer passadas largas, pisar com o calcanhar e olhar para frente, rapidamente, encolhi os braços e fui descendo naquela velocidade que não era de uma meia-pangaré! No percurso todo, devo ter passado por uns 7 semáforos vermelhos! Kkk. Bem, passado o primeiro susto, voltei a correr no ritmo que estava antes da descida. Depois de alguns km, outra subidinha! E lá vou eu, desta vez, de frente e não de costas! E mais uma vez, uma descida! Kkk. De repente... uma rodovia? Um caminhão-cegonha transportando carros, bem ao meu lado!!! Onde a gente estava? Até eu que não tenho noção de direção, percebi que estávamos na VIA ANCHIETA!!! Alguns metros após, entramos de novo em São Bernardo... e mais uma vez, uma subida! Isto quer dizer que vai ter uma desciiiidaaaa! Hahaha. Acho que esta foi a última... E por fim, plano... "acho" que estamos chegando, pois já vi este nome de rua em algum lugar: Senador Vergueiro... Querem ver a altimetria do percurso?
Olha só:

Kkk, parece mais um eletrocardiograma! Fortes emoções! O MM tinha dito no forum Play que nesta corrida não era para a gente esperar baixar o tempo, mas por causa da minha engrenagem que não funciona direito, eu acabei reduzindo o meu tempo em 10 minutos! Kkk. Terminei em 02:12:12. Hoje, o Fábio Luciano não estava lá para gritar: "Liga o turbo, Mayumi!!!", mas o turbo foi acionado nas descidas, sem querer! Depois, lembrei-me que eu "não sou turbinada"! Rsrsrs.
Acho que os treinos estão dando certo, viu Arthur? E as suas correções também! Mas tenho que reconhecer que o tempo chuvoso também ajudou muito! Faço os meus melhores tempos em dias de chuva!
Para finalizar, palmas para o meu marido que, apesar da chuva, ficou se molhando para tirar as fotos! Voltamos ensopados para casa! E parabéns a todos os participantes pelo esforço de acordarem cedinho, hoje!

12 comentários:

  1. Mayumi,
    Parabéns pelo tempo excelente e pelo relato muito bem feito.
    Congratulações !
    Essa de correr a subida de costas para pensar que estava descendo foi boa !
    (risos !)
    Valeu !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Mayumi,

    Pois é. Hoje tava bem legal para correr. Consegui manter um pace de 5:40, muito bom para o estado em que me encontro (voltando aos treinos). Fiz praticamente o mesmo tempo do ano passado (2h02min) mas um pouco longe ainda do tempo de 2006 (1h56mins).
    No final (km19) encontrei o MM e fizemos o final juntos. Era pra terminarmos sub 2 mas no km 20 percebi que tinha 1min para percorrer os mil e tantos metros que faltavam. Resolvi ajudar o MM a terminar em 1h59mins....pelo menos ele conseguiu ser sub 2.

    Pensei que você ia me ultrapassar em algum trecho da corrida...rs

    E já que você estava começando a correr de costas, saiba que há corridas para esse "estilo".

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Amiga Mayumi, eu já tinha lhe falado antes, mais repito de novo em nome de todos os corredores daqui do RJ, damos a vc, corredores da Play Team e familiares desse jovem talento nossos sentimentos, foi uma grande perda, mais com certeza já que isso aconteceu eu acredito que ele está nos braços de Deus. Linda a homenagem que vcs fizeram para este corredor a 2 anos atrás também nós perdemos um amigo da Equipe Acoruja, ele se chamava Reginaldo Rocha o cara era maluco, vou te contar ele corria mais não largava o cigarro, ele corria fumando, vc acredita, mais todos da equipe gostava dele ele era um cara que ajudava muita gente e quando ele veio a falecer a Diretoria da Acoruja, fez uma homanagem a ele, a Diretoria institui o troféu Reginaldo Rocha em que todo ano em que a ACORUJA premiam os corredores do Ranking e o troféu leva o nome dele, Eu tenho um deste aqui em casa.
    Bom minha amiga parabéns pela Meia maratona, percebi que os treinos estão lhe fazendo muito bem, vi no blog do Guilherme que vc tirou onda com ele...que vc voou na pista e deixou muita gente para trás...É isso ae amiga tá arrebentando...É também percebi que não foi dessa vez que vc não usou as luvas acho que vou lhe pedir emprestado...rss...to brincando amiga.
    Ainda bem que a chuva caiu ai em Sampa né, vcs não estavam mais aguentando...
    Agora essa de correr a subida de costas essa e nova, se vc continuar assim, vai ficar bem treinada e pode até correr uma corrida aqui no Brasil que ela é inteira correndo de costas...rsss...
    Valeu amiga tenha uma boa semana e bons treinos.
    Um abraço,
    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  4. Que saudade... teve uma vez que eu precisei usar a "Marcha Reversa". a minha segunda maratona foi em Curitiba, no ano passado. Estava de molho durante o mês de outubro e decidi fazer esta prova por teimosia, totalmente destreinado, pois caía bem no meu aniversário. Por prudência, o planejamento era trotar 30 km e andar 12,195, mas resolvi experimentar a marcha reversa, que trabalha musculos diferentes. Como nunca tinha feito isso antes, corria meio torto, mas depois que voltei pro "estilo normal", me animei de novo e acabei terminando sem andar. Tinha recebido esta sugestão (m. reversa) para utilizar no Desafio da Mata Atlântica do ano passado. Porém, naquela época, achei a subida tão dura, que nem consegui lembrar da marcha reversa, rs. De repente, vale a pena treinar, pra ter como uma carta na manga, mesmo porque correr "de costas" todo torto, pode ser um ato de irresponsabilidade em relação aos outros atletas, dependendo das circunstâncias. Eu já tava sozinho mesmo àquela altura da maratona, rs. Parabéns por mais uma meia maratona!!

    ResponderExcluir
  5. Mayumi, parabéns pela prova e pelo relato! Está com tudo hein, e não kansou rsrsr

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Mayumi ! Belo resultado na meia maratona (melhorar 10 minutos, ainda mais em um percurso difícil como esse, é sensacional !) e, só pra variar, um excelente e divertido relato.

    Ontem o urso nem saiu de casa, com essa chuvarada toda. Se apareceu, estava de capa, galocha e guarda-chuva e ninguém nem reconheceu o danado ...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Mayumi ,

    Excelente prova...correr na chuva fininha com friozinho realmente é muito bom.....belo tempo...para
    um percurso bem dificil....

    Que venha a proxima meia....
    Parabéns novamente....

    bjs

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS MAYUMI, CADA VEZ MELHOR!!!

    CONTINUE ASSIM, MAS VC COLOCOU SEU TEMPO ERRADO.....VC FOI MAIS RÁPIDA, DA UMA OLHADA NO SITE DA CORPORE

    BJO

    ResponderExcluir
  9. É mesmo, Arthur! Rsrs. 02:11:58!!! Como consegui fazer isto??? Kkk.

    ResponderExcluir
  10. Super Mayumi, SENSACIONAL !!!

    parabéns menina, que bela corrida esta, heim... apesar do percurso difícil, você fez um ótimo tempo...2h11'é coisa de gente grande.

    Bjs,
    Wlad

    ResponderExcluir
  11. Olá!! Eu fui pra Meia de SBC sim, mas fui embora cedo, pois tava muito cansado. Nem tinha dormido na véspera. O blog não estou atualizando por falta de tempo mesmo. Em tempo, Para quem me conhece, eu não estava com a minha habitual camiseta vermelha da Nossa Turma, pois coincidentemente, recebi na semana passada a camiseta da Marathon Maniacs, então, estava de amarelo, naquele dia. t+

    ResponderExcluir
  12. Vc sabe em que rua eu moro aqui no Rio? RUA SENADOR VERGUEIRO...coincidência né? hahaahahah

    ResponderExcluir