21 de ago. de 2008

O gosto da vitória!

Wladimir Azevedo, Paulo Massa e Gian Ramalho (RJ)
Leo Hacidume (RJ)
Oi, pessoal, vamos eleger o corredor carioca mais bonito da Terra? Rsrsrs. Não, gente, eu não seria tão kitigai assim de lançar um concurso tão ridículo, né? São todos uns gatos (e tem as gatas, também, mas não achei fotos adequadas para esta postagem), nem tem como eleger! Mas, o que será que eles têm em comum além da beleza, hein? Não sei se vocês perceberam, mas tem dois aqui que estão… mordendo a medalha??? Pois é… a pergunta que não quer calar é: “Por que os cariocas mordem a medalha que ganham na corrida para tirar a foto?”. Será que os não-cariocas fazem isto também? Eu, particularmente, não faço! Numa certa vez, depois de receber o kit, eu coloquei a medalha dentro da bolsa, com o saquinho fechado mesmo, e fui me embora para casa. Depois, com a mesma bolsa, fui a uma festa de aniversário, onde me perguntaram como eu tinha ido na corrida. Daí, eu me lembrei que tinha colocado a medalha dentro da bolsa e fui abrir o saquinho para ver como ela era! Rsrsrs. Mas, alguém poderia me responder de onde vem este ritual da mordida na medalha? Rsrs. Perguntei ao Leo Hacidume sobre o assunto e ele disse: "Joga a pergunta no blog!". Obrigada pela sugestão e por não ter respondido à minha pergunta!!! Kkk. E aí, pessoal, alguém me responde esta? É bom o gosto da vitória? Hahaha. Vamos lá, gente, hayaku, hayaku (depressa, depressa)! Onegai shimasu (Por favor)!

20 comentários:

  1. Só vc mesmo Mayumi! Vai ver eles estão com fome, e pensam que é biscoito rsrsrs. Ahhh, pode deixar que na próxima faremos uma foto coletiva com mordida geral!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que é pra tirar o gosto do café de lá, que é forte pra dedéu. A última vez em que tomei café lá, fiquei duas noites sem dormir, hehehe ...

    Bom final de semana !

    ResponderExcluir
  3. Mayumi!!!

    Agora nas Olimpíadas vi muitos atletas mordendo suas medalhas!!! Rsrsrsrss....

    No dia da meia, nesta foto aí que você colocou, estava morrendo de fome depois que cheguei... Como não era ainda da equipe da ACORUJA, pedi para o Wlad pegar uma banana para mim, mas fiquei com vergonha de devorar outras! Vai ver que foi por isso que estava mordendo a medalha... hahaha... Cheguei a ir embora antes do pessoal da maratona chegar, porque o estômago já estava colando nas costas e fiquei enjoado...

    Mas o que realmente leva as pessoas a morder a medalha??? Acho que é muita vontade de conquistá-la, e no meu caso perante o desafio de uma primeira meia-maratona, ter conseguido superá-lo.

    Acabei de ver a Maureen Maggi mordendo a medalha de ouro que acabou de ganhar...rsrssrs...

    Valeu pelo post e pelas dicas da tattoo... ainda estou amarelando mas se criar coragem vou fazer.

    Bjs e boas corridas!

    ResponderExcluir
  4. Mayumi, sensacional... adorei sua criatividade... rssss.

    Pois é né ?!?! Pq morder ?? Beija a medalha até vai ... rssss... mas morder ??? Que coisa... hahahahahaha

    Estou com Hoffmann, na próxima vamos fazer uma com mordida geral... vai ser na 10milhas mizuno

    ResponderExcluir
  5. Ah eu também vou morde a minha e volto aqui pra contar...rs
    Adorei o post...rs
    Bom FDS e boa corrida no domingo viu...beijos e bons kms.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Mayumi, muito criativo mesmo!!

    Agora, será mesmo que os paulistas não têm este hábito de morder a medalha? Hummm, sei não!!!...rs

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  7. simplesmente sensacional seu post, com a marca Mayumi..adorei..Regis

    ResponderExcluir
  8. Essa é fácil. Na verdade, é coisa de norte americano. Não sei quanto à eficiência disso, mas na época da Gold Rush, os mineiros encontravam o ouro e mordiam, pra ver se era realmente ouro maciço. Daí, os atletas norte americanos começaram a morder as medalhas DE OURO, para "verificar" se não eram "falsificadas" (obviamente, nas competições, nem sempre são maciços. Apenas performance). Hoje em dia, o mundo todo faz isso, e em qualquer tipo de medalha. Em tempo, eu também frequentemente esqueço que a gente ganha medalhas nas provas. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Acho que vou ter que arranjar um espaço aqui para colocar a foto de todos vocês mordendo a medalha! Rsrs. Paulo, eu achei a foto da Maureen Maggi mordendo a medalha! Olha este link aqui: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/galerias/0,,OI72746-EI10378,00.html
    Olha, Leo, não vem com esta de "post muito criativo", pois você é o co-autor desta postagem, viu? Rsrs. Obrigada, Hideaki, pelo esclarecimento! Mas, podem continuar postando sobre se vcs mordem a medalha ou não, ok? Estou esperando! Rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Putz, estava procurando a bibliografia sobre a informação anterior e descobri uma hipótese alternativa. Essa moda é estadunidense mesmo, mas quem praticou seria um japones! E ainda, meu xará !! Pra "piorar", os mesmos ideogramas do meu nome !!! (tem gente que acha que Hideaki é sobrenome. Não é, rs). Mas acho que comprova essa hipótese do "verificar se é ouro maciço". Posto a seguir. Só não vou traduzir, pois o mais importante já escrevi nestes dois posts. Apenas continuo achando que algum norteamericano fez isso antes das Olimpíadas de Los Angeles, quando o meu xará entrou pra história.

    ResponderExcluir
  11. 噛む行為について
    オリンピックの優勝者が記念撮影に際して、メダルを歯で噛んでみせることがある。これは金貨、小判など貨幣として金が流通していた時代に、金の含有率を確かめていた取引上の習慣を連想させる。純度の高い金は歯で噛めば跡がつくほど軟らかく、不純物で増量された合金になるにつれて硬くなる性質を持つ。このため歯跡がつかないものは増量されたまがい物と判定できたのである。(現在のオリンピックの金メダルは上述の通り銀製であり、噛んでも歯跡はつかない。)

    ただし、最近流行している噛む行為は、大切な金メダルを噛んで見せるという少し大胆な記念撮影用の文字通り「ポーズ」として行われているもので、上記とはあまり関係がないものと思われる。

    この最近流行の「ポーズ」としての噛む行為は、1984年ロサンゼルスオリンピックで、男子レスリングフリースタイル57kg級の金メダルを獲得した富山英明(現日本レスリング協会強化委員長)が、その年に上梓した自伝「夢を喰う」の表紙に、金メダルを齧っている写真を使ったのが最初かと思われる。

    ResponderExcluir
  12. Rsrsrs. Poxa, Hideaki, isto é uma grande sacanagem para com a galera aqui que está vendo um monte de "desenhos" no seu comentário acima! Rsrs. Vamos traduzir pra galera!
    Olha, espere um pouquinho que já estou traduzindo! Posto a seguir, ok? Obrigada pelas informações, Hideaki!

    ResponderExcluir
  13. Maymi,

    mais uma da Maurren:

    http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/22745.jpg

    Gostei da teoria do Hideaki, tem tudo a ver.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal:
    Estou postando de novo a tradução, agora corrigindo os erros de digitação! HIdeaki, obrigada pelas informações!
    Leo, realmente, você tinha razão quando sugeriu esta postagem!!! Obrigadíssima!!!
    Paulo, obrigada pela foto da Maureen.
    Aqui está a tradução (bem às pressas) do texto em japonês postado acima pelo Hideaki. Muito interessante!

    SOBRE O ATO DE MORDER
    Os vencedores das olimpíadas, quando tiram as fotos comemorativas, mordem as medalhas. Isto nos faz associar ao hábito no ato das transações (comerciais), onde se confirmava a porcentagem de ouro, na época em que o ouro era movimentado como sendo uma moeda. A moeda com alto de teor de pureza era tão mole que quando mordida deixava marcas, e o ouro menos puro, quanto mais misturado (a outros materiais), tendia a ser mais duro. Por esta razão, dava para definir quando o ouro era adulterado e falsificado ao não ficar a marca dos dentes nele (as medalhas olímpicas, como escrito acima, são confeccionadas em prata e não ficam marcas quando mordidas).
    Porém, o ato de morder que está tão em voga atualmente, é algo realizado como uma “pose", literalmente falando, um pouco ousada, de morder a tão importante medalha de ouro, e não há muita relação com o fato descrito acima.
    Cogita-se que esta “pose” do ato de morder, que está em moda atualmente, foi realizada primeiramente pelo atleta de luta livre estilo livre, categoria de 57 kg, que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984, Hideaki Toyama (ou Tomiyama, dependendo da leitura do caractere registrado pela família nos documentos, pois há a possibilidade das duas leituras) (atual presidente da Associação Japonesa de Luta Livre) que neste ano, lançou a sua biografia intitulada “Comer o Sonho” que trazia na capa uma foto em que ele mordia a medalha de ouro.

    ResponderExcluir
  15. Otsukaresama (esse eu não sei traduzir mesmo. Seria "Good Job"? rsrs)!! O sobrenome do cidadão é Tomiyama. Mas eu também tinha lido Toyama, até encontrar a leitura em outro site. Se eu achar o texto que eu tinha lido sobre o Gold Rush, volto a postar. Até mais!

    ResponderExcluir
  16. Que coisa!! Valeu pela aula Hideaki, e a Mayumi pela tradução!!

    ResponderExcluir
  17. Pô Mayumi,

    Você devia ter lançado um "concurso" pra escolhermos as melhores respostas: a mais correta e a mais criativa. Como fazem alguns sites..

    A correta é a do Hideaki mas a os demais poderiam tentar responder algo.

    Eu diria:
    O sacrifício pra ganhar essa medalha é tanto que morder significa "essa é minha, conquistei com unhas e DENTES!"....rs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Valter:
    Você é o ganhador da frase mais criativa! Hahaha. Mas, o que eu ofereceria como prêmio? Rsrsrs.
    Obrigada pela companhia, ontem, no treino do Ibira! Vou postar amanhã, ok? Rs.

    ResponderExcluir
  19. Meus sabores pós maratonas e provas internacionais:

    Maratona Rio 2007: 900g no por kilo do Catete Grill
    Meia de Portugal 2007: Rodízio completo de 40 euros no Búfalo Grill de Lisboa. Não quis nem saber da vaca louca.
    Maratona Curitiba 2007: almoço simples no hotel, mas na véspera, meu aniversário, almocei e jantei no bairro gastronômico de Santa Felicidade
    Maratona Santiago 2008: KFC (Kentucky Fried Chicken). Matei saudade, pois a franquia já não existe mais em SP.
    Maratona São Paulo 2008: almoço no Giggio (Pinheiros) com meus amigos da Nossa Turma e disputa de quem comia mais pedaços de lasanha. Parei na quarta fatia...
    Maratona Rio 2008: mais uma vez, KFC. Era meu fast food preferido na minha infância.

    Sugestão de prêmio para a frase mais criativa: por coerência, passagem pra Maratona de Nova York do ano que vem, kkkk

    ResponderExcluir
  20. É... acho que está na hora de mudar de assunto! Rsrsrs.

    ResponderExcluir