No dia 22 de novembro, depois do treino no Parque do Ibirapuera, fui a um treino técnico da Corpore, no Parque das Bicicletas. Tenho afinidade com este lugar, pois era o local onde fazíamos as aulas de educação física, quando estava no ensino fundamental (antigo primeiro grau).
Este treino teve como tema os "exercícios funcionais". Segundo a palestrante do dia, a personal trainer Claudia dos Anjos, os exercícios funcionais consistem em um modalidade que através da especificidades do movimento esportivo, busca o equilíbrio, a prevenção de lesões e a otimização do condicionamento físico. Cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Alguns são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos! E estes exercícios têm como base o Pilates, a Yoga e o Tai-chi-chuan. E quando não estamos com uma postura adequada, torna-se difícil a execução deles!
Tivemos a parte teórica e a parte prática, neste dia! Sabem aquelas bolas que chamamos de "bola suíça" ou "fit ball", aqueles "discos de equilíbrio" que são usados para exercícios de fisioterapia? Pois então, estes exercícios utilizam-se de todos estes materiais!

E segundo a profa Claudia, são exercícios complementares para a musculação, pois não adianta fazermos musculação se a nossa postura estiver inadequada! Sabe aquelas pessoas fortes, que fazem muitos e muitos exercícios, mas que têm as costas curvadas e ficam com uma postura de "gorilão"? Olha, não sou eu quem estou dizendo isto, viu? Pois então, se esta pessoa estivesse fazendo exercícios com a postura correta, talvez, não estivesse com as costas envergadas. E aquele outro que tem os ombros que parecem estar encolhidos, mas que você nota que é todo malhado? Pois é, o mais ruim dessa história toda é que, com esta postura, o sujeito pode até ter menos fôlego, por estar com o peito todo encolhido! E aí é que entra o fator "performance"! Percebemos que tudo tem a ver com o rendimento! Muitas vezes, queremos melhorar a performance nas corridas, ter mais fôlego, correr mais rápido, mas nos esquecemos que para isto, temos toda uma estrutura por trás disso! Não basta sair correndo com tudo parecendo um
kitigai, pois podemos nos lesionar, se os nossos músculos não estiverem preparados adequadamente para isto!
Olha só uma comparação com a nossa pele. Outro dia, uma de minhas queridas leitoras perguntou quais os cuidados que tomo com a minha pele. Olha, minha amiga, você me perguntou isto, pois não me viu de perto! Rsrs. Mas, brincadeiras à parte, o que posso dizer é que, não basta passar cremes, fazer plásticas, se você não sorri, vive com a cara amarrada! E também não adianta cuidar do superficial se não se alimenta direito, não é mesmo? Este departamento é para as nutricionistas! E depois, o que tem se você tem rugas, não é mesmo? Isto, todo mundo vai ter um dia! O que vai determinar a sua idade física e mental, acho eu, é o seu comportamento!
Bem, voltando ao principal (nestas alturas, o povo já deve estar bocejando!), um bom alinhamento postural promove uma melhor coordenação e consequentemente, isto facilita o movimento articular, promovendo uma boa lubrificação das articulaçãoes e evita a fadiga precoce, segundo a profa Claudia. Portanto, se você faz estes exercícios com frequência, você pode adquirir mais resistência!
E quanto à respiração, ela diz que este é um dos pontos principais para uma boa execução dos exercícios. E se tivermos algum vício postural, isto também pode vir a prejudicar a respiração! Portanto, vamos tomar consciência do nosso corpo!
Depois da parte teórica, houve a parte prática. Ficamos nos equilibrando em uma perna só, fazendo pose de aviãozinho ("aviãozinho", gente, eu não disse "avião"! Rsrs. Nem daria, porque a minha estatura não permite! Kkk), alguns se arriscaram a fazer abdominal em cima da bola suíça... aliás, eu tenho uma bola destas em casa! Ganhei de prsente de aniversário do pessoal da academia! Rsrsrs. Muito boa para fazer abdominal! Alguns subiram no disco de equilíbrio para ficar se equilibrando e fortalecendo os tornozelos... olha, não é fácil ficar se equilibrando! Precisa ter muitos músculos fortes e treinados! Mas sem isto, nem correr por muito tempo conseguimos, não é?
Bem, por falar em exercícios, hoje, fui fazer um longuinho no Ibirapuera! Até parece que eu não saio de lá, né? Pois é, mas hoje, eu estava mais devagar! Daí, avistei o carro da Polícia Civil fazendo ronda dentro do parque. E eles andam bem devagar, a menos de 10 km por hora! Eu inventei de, para me auto-incentivar, sair correndo atrás do carro da polícia e entrar na frente! Assim, ele viria atrás de mim e eu seria obrigada a correr mais que o carro, certo? Ah, eu me senti uma atleta de elite! Vinha um carro me escoltando atrás! Rsrsrs. Mas, foi por pouco tempo! Quando olhei para trás, eles já tinham virado em alguma bifurcação! É... alegria de meia-pangaré dura pouco... kkkk.
Mas, o que me faz gostar de treinar lá é a infra-estrutura do lugar: banheiros limpos e com papel higiênico, distribuição de água (outro dia, a Sabesp estava distribuindo água, hoje, uma imobiliária estava fazendo a sua propaganda com uma garrafinha de água gelada), palestras ao ar livre sobre meio-ambiente conscientizando todos sobre a importância da reciclagem e de outros cuidados com a natureza... nem sempre dá para parar o treino para ouvir isto, mas é uma opção saudável, também!
Ah, mas eu levo a minha água também, viu? Por falar nisso, hoje, levei uma bebida que achei em uma loja da Liberdade, fabricada pela Aji-no-Moto! Eu tinha comprado o mesmo produto, só que em pó e eu achei ela em forma de líquido! Olha só! Contém BCAA!