14 de dez. de 2009

A "Recruta Zero" e o Cubo Mágico

Esta semana que passou foi muito importante para eu começar a voltar à forma!
Na quinta-feira, o prof. Branca deu-me uma senhora aula "particular", enquanto os alunos veteranos foram fazer a sua rodagem! Lição de "postura corporal"! E olha que estava toda torta! Mas, o recado mais importante dele foi: "Não adianta pensar que alguém vai corrigir você! Você tem que se corrigir!". Isto mesmo! Eu tenho que me corrigir! Mas, são tantas coisas, que tenho que fazer uma coisa de cada vez!
Então, a lição de quinta foi: alinhe a sua cabeça e olhe para a frente! Não carregue o mundo nas suas costas! E mantenha o braço flexionado na hora de correr! Rsrsrs. Falar é fácil! Fazer... nem tanto. Bem, depois teve dicas de como fazer as passadas, de como ficar ereta, etc. Foram dicas muito preciosas. Quase todas, o prof. Arthur já tinha falado para mim, mas volto a frisar... o chicote está looonge! Rsrsrs.
Uma coisa é saber o que fazer, mentalizar e estar sempre consciente de que você quer mudar, quer corrigir o que não lhe agrada. Outra coisa é você automatizar e isto se tornar algo natural. No caso da minha postura, sinto que ainda tenho que ficar me policiando para não ficar torta de novo! Quer uma prova disso? No mesmo dia em que eu recebi as dicas de postura, houve um treinamento-surpresa da brigada de incêndio no prédio em que trabalho e, tão logo a sirene soou, tivemos que sair correndo escada abaixo! Sabem o que aconteceu com a minha postura? Esqueci-me completamente dela e saí correndo do jeito que dava, feito tartaruga-ninja! Kkkkk. Pois é, ainda não está natural!
Domingo, fomos correr a prova de 15 km do Sargento Gonzaguinha. Encontrei-me com várias pessoas, entre elas, Guilherme Maio (que disse que quase comprou um chicote de couro que achou numa loja para trazer para mim, rsrsrs. Obrigada pela lembrança!), Wilson Arantes (Muito prazer! Finalmente, saímos da tela do computador! Rsrsrs. Pena eu não ter levado a minha câmera!), Rodolfo Lucena e sua esposa (Pelo jeito, ele ficou perto do Papai Noel na hora da corrida! Rsrs.), Laercio da Playteam que recentemente correu a Maratona de Nova Iorque (parabéns pelo recorde pessoal em maratonas!), Carina Park e Serginho (ambos da Playteam). Quem me acompanhou a esta prova foi a Minori que trabalha comigo e, pelo jeito, tomou gosto pelas corridas! Foi a estréia dela nos 15 km. Eu tinha avisado que, se eu estivesse lenta, que ela fosse em frente, pois a ordem do dia para a "Recruta Zero" era: tome cuidado com a postura na hora de correr!
Dada a largada, fomos nós, com o tilintar do Papai Noel, chuvinha fina caindo, temperatura muito agradável para se correr! E na multidão da largada, como eu enxergo muito bem (rsrsrs), perdi a Minori de vista! Tudo bem, já tínhamos marcado um local de encontro no final! E lá fui eu, concentrada na postura! E ajeita a cabeça e encolhe a barriga, aaahh, estou me esquecendo dos braços! Tinha que ficar flexionado! Poxa, treinei tanto, mas ainda não está automatizado! Rsrsrs. estava mais parecendo um cubo mágico, que a gente ajeita de um lado, e o outro fica todo bagunçado! Kkkkk. Putz, vou ficar quietinha agora, só manter o ritmo! Cadê a Minori??? Rsrsrs. Ah, a cabeça! Rsrsrs. Km 10! Dei-me um tempo! Tomei gel e ajeitei a cabeça e os ombros! Uuuui! E vamu ki vamu! Chuvinha! Tudo de bom! Já no km 14, a Minori me alcançou! Pensei que ela estivesse na frente! Kkkk. A minha primeira pergunta a ela foi: "Eu estou torta?". E ela, muito educadamente responde: "Um pouco!" Kakakakaka. Eu devia estar é muito torta! Mas, fomos em frente! E como quem sabe de tudo, eu disse: "Minori, lá dentro, a pista é de pedregulho!". Quem mandou dizer isto! Que pedregulho, que nada! Era uma mistura de pedrinhas, areia e lama, muitas poças d'água, ai que medo de escorregar! Rsrsrsrs. E ainda, um Vovocop de 76 anos dando um sensacional sprint de chegada, bem ao nosso lado! Noooosssaaa! Arrasou! Chegamos toda cheia de lama e ainda tivemos que ouvir: "Vai, dupla dinâmica!". Rsrsrs. Lá dentro da quadra, tinha um chuveiro, onde pelo menos pudemos tirar um pouco da mancha que ficou nas pernas, para podermos ir embora! Agora, imaginem a cena: um monte de gente dentro do metrô, todos sujos parecendo que foram fazer um rally humano! Sei que cheguei em casa e fui lavar as roupas e o tênis que, por sinal, já não volta mais à cor original! E as manchas pretas na pele, só saíram com muito esfrega-esfrega, com sabonete e óleo! Por pouco, não viramos todos dálmatas!
Querem saber a minha opinião? Esta prova foi tudo de bom! Bons treinos!

13 comentários:

  1. essa prova fez lembrar a Corrida de lama que pos as fotos no blogue

    ResponderExcluir
  2. olá, valeu pela visita no blog.
    ah, me conta um pouco mais da tecnica de corrida. explica aí.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mayumi, moça toda tortinha, tudo bom?

    Parabéns pela participação na Gonzaguinha. Todo ano eu falo que pretendo ir e acabo não indo. No próximo eu vou ver se falo o contrário.

    Legal que você conheceu o meu grande chapa Wilson Arantes. Aposto que ele não gostou da corrida, porque não tinha morro...

    Não teve um que não reclamasse dessa sujeirinha da pista, hein? Até o réveillon, vocês ficam todos limpinhos (se não chover na São Silvestre).

    Siga firme nos treinos, nas corridas e nos relatos, sempre bem-humorados. Como todos deveríamos ser.

    Boa semana!

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Olá Mayumi, essa questão de postura me parece fundamental porque pode melhorar muito a corrida, mas ainda não sei nada disso. Completando o que disse o amigo Carlos acima, essa prova foi um estágio da Corrida na Lama em Holambra, em março. Um grande abraço de todos os Baleias de BH para você e boa sorte na luta por uma postura mais correta. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayumi
    Eu tb estive lá na Gonzaguinha, mas não te vi porque fiquei me escondendo da chuva :D
    Parabéns por completar mais esta.
    Bacana essas dicas sobre a postura. Muito interessante.
    Boa semana.
    ua

    ResponderExcluir
  6. Oi Mayumi! Bom, senti falta das fotinhos no Post. E quantas novidades! Mudou a imagem no BLOG mais uma vez! Legal! Seu treinador iria ter muito trabalho caso me visse correndo, postura o que é isso? Pareço o Corcundo Notre-Dame! Abraços e boa semana!!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  7. Mayumi,
    Obrigado pela lembrança.
    E o comentário sobre o chicote, foi brincadeira, viu ? :-)
    Parabéns por sua participação.
    Muito legal ler os seus relatos !
    E o almoço da São Silvestre ?
    Grato pelas visitas que você sempre faz lá no blog que escrevo.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Mayumi! Mais uma bela corrida no currículo!
    Acabei não indo fazer a prova, fica pro ano que vem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por ter concluído mais uma prova!

    Tenho a impressão que esse papo de tartaruga ninja é papo pra boi dormir. Como é que a sua amiga só conseguiu te alcançar lá no final? Tô achando que vc tá com ritmo de queniana! rs

    Como sempre, mais um post que arrancou risadas. Recruta zero, cubo mágico, chicotinho. Sua imaginação é muito fértil!

    Aprende diretinho a postura pq vamos todos ter aulas contigo!!! rs

    Bons treinos,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  10. Bem Mayumi esse texto sobre a postura serve em quase todo mundo como carapuça...risos o que tem de neguinho que corre tortinho é brincadeira...mas nesse mundo tudo vale a pena quando a alma não é pequena...risos
    Sendo assim apesar de tentar muito também vou continuar correndo pelas esquinas de maneira incorreta tanto na postura quanto na pisada... apesar das insistentes tentativas de correção.
    Acredito em vc e em breve teremos uma descendente nipônica com postura etíope.
    Um grande abraço e um feliz natal.
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Mayumi o Mestre Branca é fera mesmo, bom nunca treinei com ele mais já tive oportunidade de correr com ele 3 vezes no Rio, quanto a postura eu também as vezes relaxo e teve até uma certa vez que uma pessoa pensou que eu estava passando mal correndo de cabeça baixa...rsss...Se policie ae recruta zero...
    Parabéns pela prova do Sargento Gonzaguinha.
    Passando aqui também para desejar a vc e sua família um feliz natal e um próspero ano novo com muita saúde para correr muito.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tava lendo e bolando o comentário, mas quando cheguei nos Dálmatas... hhahahaha ADOREI!!! Foi a melhor definição de todas que ouvi sobre a pista.

    Fantástico Mayumi

    Bons treinos e Postura!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci
    #Twittersrun

    ResponderExcluir
  13. Oiiii meu "Garmin"!
    Apesar da chuvinha e do lamaçal preto no fim da prova, concordo com vc: esta prova foi tudo de bom!
    E obrigada pelo apoio e incentivo sempre!
    Não acreditei que consegui completar os 15k do Gonzaguinha! Êeeeeee!!! Agora vamos ver como me saio na São Silvestre ehehehe
    Querida "Garmin"! Conto com o seu apoio tb viu! Devagarzinho mas eu vou te seguindo. rsrs
    Uma ótima semana e ótimos treinos!
    Beijinhos :o)

    ResponderExcluir