3 de abr. de 2010

Semana corrida, corrida...

Na semana que passou, tirei um dia para fazer os meus exames de rotina. Fui à nutricionista, à dermatologista e fui fazer o teste cardiopulmonar, anteriormente denominado "ergoespirométrico". O dia começou cedo! Às 7:00 já estava sendo atendida pela nutricionista, já que não podia fazer exercícios físicos naquele dia, pois iria fazer o teste cardiopulmonar. O resultado da bioimpedância deixou a desejar, pois engordei 1,2 kg. Quando digo "engordei", não quero dizer necessariamente que ganhei peso, mas que ganhei "gordura" (podemos ganhar peso e não engordar). E analisando a alimentação, vi que o pré-treino teria que ser feito de maneira diferente: se eu como uma banana meia hora antes do treino, como disse a nutricionista, eu vou fazer exercícios em jejum, pois o corpo ainda não absorveu o que ingeri, e portanto, não vou poder "gastar" o que ingeri! Portanto, em vez de comer uma fruta, poderia ter tomado um suco de uva natural ou um copo de maltodextrina, pois a absorção seria mais rápida! Fazer exercícios físicos em jejum faz com que não queimemos gordura, e sim massa magra, segundo a nutricionista! Está explicado porque os lutadores de sumô só comem uma vez por dia e tem aquele "corpinho"! Rsrsrs. Sem dúvida, há outros fatores envolvidos, mas isto tem algum sentido, não? Rs. Segundo o Carlos Lopes, é importante ser magro para que o seu desempenho em provas melhore!
A segunda consulta foi à dermatologista. Estava com alguns calos que, quanto mais raspo, mais crescem. Ela disse que a minha pele tem tendência a formar calos! E disse que não é para raspar, pois quanto mais raspo, mais o calo tende a aumentar! Rsrsrs. Ah, daqui a pouco, vocês vão me ver correr descalça! As plantas dos meus pés vão ficar bem calejadas e não vou mais precisar de tênis! Rsrsrs.
Daí fui fazer o teste cardiopulmonar, aquele teste que colocam vários eletrodos no peito para monitorar os batimentos cardíacos e uma máscara no rosto para respirarmos por um tubo enquanto corremos numa esteira. Colocaram a máscara e os eletrodos em mim e foram chamar o médico. Vi que tinha um espelho na frente da esteira, mas que estava inclinado para baixo, de modo que dava para ver somente as pernas na esteira. Enquanto o médico não vinha, eu me agachei para me ver no espelho com a máscara no rosto. Por causa dessa curiosidade, acabei pagando o maior mico: o médico chegou bem na hora que eu estava lá, agachada em cima da esteira, vendo-me no espelho, com aqueles fios todos presos a mim! Kakakaka. Ele perguntou: "Algum problema?" Nem responder eu podia, pois já estava com a máscara! Rsrsrs. Depois, ele me deu as instruções: "Vamos aumentando a velocidade a cada minutos até onde você achar que aguenta. Quando você achar que está bom, sinalize, pois vamos manter a velocidade e vamos começar a inclinar a esteira. Depois de inclinada, você vê quanto tempo aguenta. Se estiver exausta, sinalize que paramos a esteira". Lá vamos nós! Rsrsrs. Muito divertido, não fosse a exaustão! Rsrsrs. Depois de acabado, o veredito: " O seu teste está dando um resultado bem parecido com o de dois anos atrás. Só que em 2008, você aumentou um pouco mais a velocidade. Mas o seu VO2 melhorou bastante em relação à 2008". Bem, não sei o que significa isto, mas foi o que ele falou! Vamos esperar o resultado oficial!
Ontem, eu ia treinar no parque, mas como começou a chover e tinha um compromisso logo a seguir, resolvi treinar na esteira (lembrei-me que aqui no prédio, tem uma esteira que eu posso usar).
Hoje, domingo de Páscoa e eu não comi nada de chocolate até agora! Sou alérgica a chocolate! O Branca ainda enviou uma mensagem a todos os alunos dizendo: "Se você gosta de chocolate... então coma!". E eu respondi: "Se quiser me derrubar numa prova, me dê chocolate no meio do caminho, que eu começo a me coçar toda!". Daí, recebi uma outra resposta: "Oi, guerreira! Não escreva isso! Senão as concorrentes saberão dos seus pontos fracos!".
Kakakaka. Bom final de Páscoa para todos! Ah, antes que vocês achem que sou uma coitadinha que não pode comer chocolate, eu aviso que a minha alergia é só de chocolate e não de cacau! Se for 70% cacau ou mais, não me dá coceira! Rsrsrs. Boa semana!

13 comentários:

  1. deixa falar... esta pascoa comi.. 1 kilo de amêndoas.. depois fui correr 10 kms... perdi o açúcar que comi mais ganhei Cárie dentária... lol... a balança marca agora 62 kilos.... mais, corro 350 kms por mes

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayumi,

    Legal os testes! Sabe que eu fiz esse teste da esteira aqui e eles pediram para eu anda e foram aumentado a velocidade e eu fui andando mais rapido e colocaram inclinação e tal e logo eu tava exausto sem correr!

    Com relação a correr em jejum, eu sempre corro em jejum mas nunca fiquei gordo. Bom, sei lá, nunca medi a gordura também!

    Abraços!

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Huuummm, Cacau 70% !!! Sou fã, qto mais preto melhor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história do exame cardiopulmonar !
    (Risos!)
    Boa semana para você !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayumi
    Feliz Páscoa atrasado rsrs
    Muito bom fazer esses exames regularmente. Vc está dando um bom exemplo a todos.
    Sobre o chocolate, caso vc ganhe algum e não tenha para quem repassar, eu aceito de bom grado, pois sou chocólatra rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Huuummm Parabéns corredora por estar com os exames em dia, eitaaaa não pode comer chocolate que coisa triste hein...rsss...Pois eu adoro comer chocolates...kkk...Ainda bem que posso comer, depois eu queimo tudo nas corridas...rsss...
    Valeu amiga bom espero que vc tenha tido uma boa páscoa.

    Desejo uma boa semana e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Que blz, Mayumi. O aumento do VO2 quer dizer que vc melhorou, parabens!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mayumi!

    Se for mandar chocolates sub-70% não aproveitáveis pra um Fábio, mande logo pra dois, viu? Eu só sou "alégico" a brócolis & similares.

    Parabéns por se cuidar sempre tão bem, de forma realmente exemplar, como disse o xarazão. E pelo aumento no VO2 que, como lembrou o Anderson, demonstra evolução.

    Boa semana e bons treinos!

    Fábio

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayumi,

    Belo exemplo o seu de manter os exames em dia. Eu fiz os meus a 2 anos atrás e já estou precisando repetir.
    Sabe que tem um monte de gente que corre em jejum, não sei como esse povo aguenta e não cai, eu não consigo isso e nem quero tb.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  10. Oi Mayumi! Alergia a chocolate é pra matar né...coisa mais triste...O post pra variar muito engraçado! Fiquei imaginando a cena de vc se olhando no espelho!! Só faltou uma foto com vc e a máscara!!
    Beijao

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  11. Oi Mayumi! Alergia a chocolate é pra matar né...coisa mais triste...O post pra variar muito engraçado! Fiquei imaginando a cena de vc se olhando no espelho!! Só faltou uma foto com vc e a máscara!!
    Beijao

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  12. Como também sou um louco por corrida gostei muito do seu blog. Quando tiver um tempinho, passa lá no meu.

    Um abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mayumi. Pelo visto vc já tem vários candidatos pros ovos de páscoa hein! rs

    Bom sinal ver que o VO2 subiu. Até onde eu sei, isso quer dizer que seu corpo aumentou a capacidade de usar oxigênio em atividades físicas.

    Da próxima vez, tira uma foto com o celular pra ver vc de alien-atleta! rs

    Bons treinos,
    Shigueo

    ResponderExcluir