18 de fev. de 2008

Maratona de Tóquio

Neste domingo, dia 17 de fevereiro de 2008, foi realizada a Maratona de Tóquio, no Japão. Dei uma olhadinha no site da maratona e em alguns assuntos relacionados a esta maratona, inclusive no Youtube. Achei uma coisa fantástica que, se aproveitarmos a idéia para a Maratona de São Paulo, achei que daria até um certo ânimo aos corredores: um show de Taiko! Isto mesmo! Taiko! O que é isto? Bem, se tiverem curiosidade, eu coloquei um link aqui ao lado. Vejam com os seus próprios olhos! Não é emocionante? Na Maratona da Tóquio em 2007, ele estava localizado na linha de chegada, como se observa no link ao lado. Se fosse aqui em São Paulo, acho que poderia estar bem lá na Cidade Universitária, pois assim, quem sabe, animaria muitas pessoas a irem até lá, só para prestigiarem os maratonistas que passarem por lá, não é mesmo? Já ouvi falar tanto que é um local muito deserto para se percorrer na maratona, então porque não ter um chamativo?
Bem, eu encontrei alguns números desta maratona, os quais escrevo aqui para vocês:

Maratona de Tóquio (Tokyo Marathon) 2008
92° Campeonato Nacional de Maratona Masculina
e 29ª Olimpíada Classificatória da Maratona Masculina para a Olimpíada de 2008 (Pequim), realizada em Hong Kong

participantes: 32.000 maratonistas
voluntários trabalhando no evento: 12.000 pessoas
público assistindo nas ruas: 2.260.000 pessoas emocionadas e entusiasmadas. Não é à toa que os jornais noticiaram que foi "O dia em que Tóquio se unificou" para assistir a maratona.

resultados:
1° lugar Victor Rothlin - Suíça 02:07:23
2° lugar Arata (ou Shin) Fujiwara - Japan Railways 02:08:40
3° lugar Julius Gitahi - Quênia (Nissin Foods) 02:08:57

1° lugar Claudia Dreher - Alemanha 02:35:35

O engraçado é que não encontrei mais nenhum resultado feminino, a não ser a da primeira colocada! Rs. Os jornais não noticiam! Rs. Que coisa, hein?

Quanto ao tempo, ao contrário do ano passado, quando choveu, este ano parece ter feito um belo dia! Sorte a deles, pois deve estar bem frio lá! E o mais engraçado são os maratonistas correndo com capas de chuva! Nunca vi algo parecido! Só nas ruas quando a chuva aperta e as pessoas procuram correr para se abrigar em algum lugar, mas nunca em maratonas! Rs. Confiram o link do "taiko" ao lado, que vocês verão! Mas, para quem já viu gente ir de paletó e gravata andar à beira praia, não estranha mais nada! Diferenças culturais, gente, diferenças culturais... rsrsrs.

2 comentários:

  1. mayiumi,

    sensacinal esse tal de taiko.

    mas acho que para adaptar ao brasil teria que ser uma escola de samba, né? (rssss)

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  2. Mayumi, deve ser bem estimulante correr ao som do Taiko! Aliás, eu posso dizer que já corri em um Hundokai (é assim que escreve??) e ganhei um sacão de Gorran! hehehehehe
    bjs
    Thiago

    ResponderExcluir