14 de jul. de 2008

Um ônibus no meio da corrida???

Oi, oi! Tudo bem? Estou meia atrasada com a postagem hoje, né? Aliás, era para ser ontem, né? Rsrsrs.
Hoje, aliás, ontem, domingo, era para o Osian da equipe Playteam ir para Suzano comigo, pois ele tinha me respondido "corajosamente" que iria pegar uma carona comigo para lá. Digo "corajosamente" porque, como a maioria deve estar sabendo, o meu senso de direção é quase nula para se chegar aos locais! Mas eu garanti a ele que eu sabia o caminho, pois eu conheço a cidade desde pequena, já há mais ou menos 40 anos. Para quem não conhece esta cidade, ela fica a mais ou menos 65 km de São Paulo, e normalmente se pega a Rodovia Ayrton Senna para se chegar lá. E ainda, tem uma colega de trabalho que nasceu nesta cidade, que ia conosco, também, mas que acabou desistindo.
Acordei cedo, estava quase saindo de casa, quando o celular toca e o Osian diz que não irá comigo porque o joelho dele ainda estava doendo e não conseguiria correr. Ai, e agora? Eu vou sozinha? Rsrsrs. O meu marido, hoje, não iria poder me acompanhar, pois está trabalhando longe... fui com a cara e a coragem. Apesar de ter feito esta viagem sozinha algumas vezes, eu não tenho confiança em meu senso de direção. Logo após sair da Rodovia Ayrton Senna, tinha um trecho em obras e interdiado! Ai... rsrsrs. Caminho desviado... fui por caminhos tortuosos, sem muita convicção, até que cheguei em Poá, uma cidade anterior a Suzano! Ufa, acho que agora sei onde estou! Kkk.
O motivo de eu conhecer esta cidade desde pequena é que lá, há muitos templos budistas, e meu avô era monge em um destes templos. E ontem, a minha mãe, que também é freqüentadora deste templo, estava hospedada lá desde sábado e eu iria buscá-la depois da corrida, para voltarmos juntas para São Paulo.
Cheguei cedo à Suzano. A corrida começaria às 9:00 e eram 7:40 ainda. Disseram que a gente poderia usar o estacionamento de um supermercado lá, mas o mesmo ainda estava fechado a esta hora! Alguns participantes da corrida, incluindo eu, abrimos o portão do estacionamento e entramos, deixando o carro devidamente estacionado! Rsrsrs. Dirigi-me ao ginásio de esportes, onde estava sendo distribuido os kits, e já havia muita gente por lá! Nem pediram o comprovante de incrição! Ganhamos uma camiseta da cor "laranja fluorescente", que segundo a professora da academia, quando eu for com ela, eu tenho desconto na mensalidade, pois estarei colaborando com a iluminação do local! Encontrei alguns colegas da equipe Playteam: a Walkiria Milaine (depois, fiquei sabendo que ela tinha ficado em segundo lugar no pódio! Parabéns, Wal!), e o Walmir e seus dois filhos. Na largada, avistei os palhaços! Sim, os mesmos da corrida da USP! Fui cumprimentá-los: "Ei, Medeiros!" E ele: "Olha quem está aqui! (Até parece que me reconheceu! Rsrsrs.). Hoje, não vou poder acompanhar vocês, pois pediram para eu acompanhar os caminhantes... " . Como o evento era de cerca de 600 participantes entre caminhantes e corredores, foi bastante tranquila. Ainda na largada, encontrei a dona Neide. Foi uma surpresa! Já falei dela em outras postagens. Quando fui participar de uma corrida em duplas, em 2006, eu estava à procura de uma pessoa que tivesse mais ou menos o meu ritmo. Assim, entrei no site da organizadora da corrida e coloquei o meu tempo lá. A dona Neide me respondeu e formamos uma dupla. Sem ao menos ter corrido lado a lado, fizemos exatamente o mesmo tempo naquela corrida! Depois, eu já a encontrei em vários eventos. E ontem, sem ao menos saber que ela iria, fui encontrá-la em Suzano! Ela disse que estava hospedada em um hotel, e que tinha ido de ônibus. Eu ofereci carona de volta para ela, mas avisei que ia pegar a minha mãe num templo lá perto. E não é que ela aceitou? Olha a Neide em frente ao templo!De quebra, ainda fui ao hotel onde ela estava hospedada e tomei um banho após a corrida! Mayumi, Mayumi: invade o estacionamento do supermercado, toma banho no quarto da amiga... rsrsrs. Nem me convidem para fazer algo, senão vou invadindo! Olha a gente, depois da corrida, de banho tomado!Dada a largada, fomos todos em um ritmo confortável, sem atropelos e naturalmente, foi se abrindo espaços, formando um tapete bem "diluído" de corredores. Nesta corridas com poucas pessoas, o gostoso é isto: você fica bem à vontade, sem se acotovelar e nem ser atropelado pelos mais velozes, pois há bastante espaço para ultrapassagens! Pois é, parecia estar tudo tranquilo, pois à minha frente, tinha um bloco de corredores a uns 100 metros à frente, e atrás, também, a uns 100 metros atrás, bem espaçados, mais um bloco de corredores. Perto de mim, apenas umas 2 ou 3 pessoas... Quando de repente, um ônibus invade o percurso da corrida, soltando fumaça e poluindo o ar! Tive de correr com a mão no rosto por uns 2 minutos, pois o ônibus insistia em percorrer a rua do evento. O pessoal da organização querendo tirá-lo a todo custo e o ônibus insististindo em percorrer a rua! Não sei o que é pior: se é o bafo do urso, bem "natureba", que poderia aparecer a qualquer momento, ou o mal-cheiro da fumaça do ônibus bem na nossa fuça! Está certo que na minha frente havia bastante espaço para ele entrar, mas custava desviar? E o mais engraçado eram os carros atravessando a rua do evento. Nunca tinha visto isto antes! Kkk. O bom desta corrida foi o pessoal da organização por todo o percurso, com distribuição de água em locais estratégicos. Tinha apenas uma subida no percurso, mas como eram duas voltas iguais, eram duas subidas. Na segunda volta, um dos animadores, no final da subida ainda insistia em dizer: "A subida acabou! Agora é só descida!" Poxa, até eu que fico "perdidona" já sabia! É a segunda volta, meu caro! Kkk.
Terminada a prova, encontro-me com a dona Neide e fomos buscar a minha mãe lá no templo. E não é que tinha almoço lá? E o que fizemos? Almoçamos no templo! Rsrs. Hoje, foi o nosso dia de sorte. Pena o Osian não ter ido! Espero que ele tenha melhorado. Ah, já ia me esquecendo de dizer... bati novamente o meu recorde pessoal: 10 km em 57:40! Para mim, que na maioria das vezes, faz em mais de 1 hora, já é um grande avanço, não é mesmo? Ou será que aferiram mal a distância? Kkk. Sempre digo ao treinador que a minha meta é percorrer longas distâncias e não baixar o meu tempo. E ele sempre diz: as duas coisas vem juntas. Você vai diminuir o seu tempo, mesmo não sendo este o seu objetivo, pois vai adquirindo mais fôlego e resistência ao percorrer mais km. Estou sentindo isto na pele! Bons treinos!

12 comentários:

  1. Mayumi,
    Bom dia!
    Muito bom o seu relato.
    Parabéns por seu resultado !
    Congratulações !
    Isso de veículos/ônibus invadindo o local dos corredores é, infelizmente, comum nas provas "menores", mas fora isso é muito legal correr longe dos grandes centros.
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayumi
    Foi muito bom reencontrar vc outra vez.Vc passa uma energia muita boa. Cruzamos o tapete juntos. que legal!!! Ah , além da Walquiria e do Renilson que eu já esperava que ia subir no pódio, tive uma enorme surpresa. o Wesley e a Marina também ganharam troféu.Parabens pelo seu tempo e pelo meu também. Ah, aquele onibus maldito e os carros cruzando a nossa frente talvez foi o unico inconveniente desta prova.E o cheirinho gostoso de frango assado que vinha no fim da subida, deu uma fome tremenda.
    abraços e até a próxima,
    walmir, wesley e marina

    ResponderExcluir
  3. Mayumi, sempre muito prazeroso ler seus relatos. Parabéns pelo record pessoal! Comprovo as palavras de seu treinador com relação a distâncias e tempo. Minha prioridade tb é distância, e o tempo tem diminuído de carona. boa semana

    ResponderExcluir
  4. Mayumi...parabéns pela prova,depois passa no meu blog tenho um relato com suas cara...rs
    Tenha um boa semana e bons kms

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu novo recorde, Mayumi ! Aconteceu coisa semelhante comigo também. Mesmo treinando para a maratona nos últimos quatro meses e priorizando bem mais a resistência durante este período, consegui manter a velocidade e fazer bons resultados nas provas mais curtas que disputei. É que nem aquelas picaretagens de internet + tv + telefone + limpa-fossas. Faz parte do combo ...

    Agora, cá pra nós, perto do bafo do urso, a fumaça do ônibus é
    L'Eau Par Kenzo
    , viu ?

    Abraço e boa semana !

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Olá amigas Mayumi, belo relato e parabéns pelo tempo realizado. Falat apenas a gente um dia bater um papo ao vivo né!, estarei sabado correndo na usp quem sabe não nos esbarremos por lá..segue um abraço...Regis

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela corrida e pelo relato! Suzano é uma cidade que eu já fui várias vezes pra ir no karaoke Anzai com meus primos e amigos, mas ainda não corri nenhuma prova lá, hehe. Quanto ao treino em provas longas, eu tenho meus registros de treinos e provas e fica evidente que, meus melhores tempos (quebra de recordes) em provas de 10km ou meias acontecem nas vésperas ou nas semanas imediatamente posteriores das maratonas (quando faço treino "específico" para maratonas, quando eu não faço tiros e intervalados, só longos). É só pensar ao contrario. Se você costuma fazer 10 km em 60 minutos, com certeza, fará 5 km em menos de 30 minutos, mesmo sem treinar especificamente para esta distância. Uma frase que eu gosto, que li no mangá "Hikaru no Go": Yori ookina mokuhyou wo moteba kekka nado atokara ikurademo (ou katteni) tsuitekuru. Só que eu passo pro Léo traduzir, hahaha. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sempre que eu venho no teu blog, sei que vou encontrar alguma história bem interessante sobre as tuas corridas, Mayumi. Parabéns por escrever com tanta propriedade, aliás.

    E que louco isso de um ônibus no meio da prova né? (rs)

    Bom, se tu quiseres correr sem o risco de um automóvel surgir do nada, estás mais do que convidada para treinar com a gente para a Nike+ Human Race 10K. Os treinos começaram nesse último sábado e foi bem legal! Galera super empolgada para o dia 31/08.

    http://www.nike10k.com.br/blog/2008/07/14/comecaram-os-treinos-para-a-nike-human-race/

    Agora, todo sábado vai ter treino.
    Apareça, guria.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayumi,
    Você sabe que existe uma marca de carro americano, o Saturn, que é hibrido (eletrico e combustivel). Essa marca patrocina varias competições e os modelos servem de carro madrinha, justamente para que a fumaça não atrapalhe os corredores.
    Bons treinos!
    Harry

    ResponderExcluir
  10. Muito engraçadinho, seu HIDEAKI!! rs

    ResponderExcluir
  11. Mayumi,

    Parabéns pela prova. Tenho certeza que o sue tempo só não foi melhor por causa da presença do ônibus.

    Mas como foi a premiação para o melhor nissei da prova?!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mayumi,
    O post sobre o carros hibridos estão lá no Blog do Harry. Obrigado pela sugestão.
    Harry

    ResponderExcluir