23 de set. de 2008

Planilha masculina e planilha feminina

E aí, pessoal! Como foram de final de semana? Por estes dias, não estou correndo em nenhuma prova! Uma das razões para isto é a planilha muito "exigente" que tenho recebido e que, na medida do possível, tenho tentado seguir à risca! A outra razão é porque estou fazendo trabalhos fora de São Paulo nos finais de semana e isto faz com que não consiga nem participar de provas e nem treinar nos finais de semana. Mesmo assim, quando se tem uma brechinha no horário, tento encaixar um treino! No domingo, por exemplo, apesar de termos terminado um evento de língua japonesa às 23:00 de sábado, pedi para que o recepcionista me colocasse um despertador para as 6:00. Assim, poderia correr um pouco à beira-praia, antes de partir para o aeroporto! Vocês devem pensar: que chique! Pois é, mas não foi bem assim, como vocês estão pensando: fui a uma cidade litorânea (Não fui para o Rio, viu, pessoal? Não vão ficar bravos com o Leo e o Paulo Massa! Rsrs.), mas outra vez, não consegui nem pisar na areia! Afinal, fui trabalhar! Rs. Mas, fui dar minha corridinha. Perguntei ao rapaz da recepção do hotel se eu corresse para o lado direito era perigoso. Ele disse que não, que era tranquilo. Porém, depois de 30 minutos correndo, cheguei a uma favela! E tinha uma senhora que me alertou: "Fia, aqui é melhor você não passar! Podem assaltar você!". Imediatamente, eu dei meia volta e corri em direção ao hotel. Pelo menos, dei uma corridinha de 1 hora! Cheguei lá e disse ao rapaz da recepção o que tinha acontecido e nós, arregalando os olhos, dissemos um ao outro: "Não acredito!" (Eu porque não acreditava que ele tinha me dado uma informação errada, e ele porque talvez não estivesse acreditando que eu tivesse corrido até chegar à favela). Rsrs. Acho que os hóspedes lá tinham que pegar táxi ou ir de jegue, pois a pé é muito perigoso andar! Rs.
Mas, vamos falar de planilha. Como vocês sabem, a planilha é individual e cada um tem a sua, não podendo "usar" a do outro, pois corre-se o grande risco de se machucar! Eu tenho uma que, quando mostro para os meus amigos, eles dizem: "O seu treinador quer te matar?" Rsrs. Mas, o que eu queria mesmo mostrar aqui é o seguinte: olha o tratamento entre os alunos e o treinador! Dependendo do sexo da pessoa, o diálogo entre o treinador (no nosso caso, o Arthur) e o aluno ou aluna difere muito!
Normalmente, os meus recados e respostas sobre a planilha são assim:
Eu: "Arthur, eu não consegui trotar no intervalo entre os tiros, portanto, andei. Tudo bem?"
Arthur: "Não tem problema, o importante é você correr no seu máximo quando der os tiros! Continue assim que você melhora!"
Agora, olha os recadinhos do SEU Mário da academia para o Arthur (nota: eu tenho a permissão do SEU Mário para postar isto aqui! Rsrsrs.):
Mário: "Arthur, palhaço, cadê os meus tempos?" (o treinador tinha levado a planilha para avaliar).
Arthur: "Taí, seu cabeça de pudim!"
Mário (olhando a planilha que dizia "13 km, alternando 2 minutos forte e 1 minuto fraco"): "Faz você, ô! Cadê o bão?!! Não aguento mais inclinação! Meus músculos não sei do quê estão doendo!!!"
Arthur: "Treina sem chorá, seu molenga!"
Depois, o SEU Mário fica espiando a minha planilha e diz: "Por que você faz 1 km a menos que eu? Isto não vale! É proteção!" Mas agora que os meus treinos se avolumaram e faço mais km por semana, ele disse: "Eu que não vou correr uma maratona nunca!".
Eu ainda retruquei: "Mas o Arthur disse que você e o Alberto vão correr uma maratona, sim!"
E o SEU Mário: "Ah, ele que fique esperando sentado, eu não vou, não! Cabeça de pudim!"
Kkk, eles se adoram! Mesmo assim, o SEU Mário não abandona os treinos do Arthur por nada! Ele disse que tinha até um plano gratuito que a firma ofereceu para ele fazer os treinos com um treinador famoso, mas ele não foi, para ficar com os treinos do Arthur! Dá para entender isto? Acho que estou começando a compreender... só espero não ficar igual! Kkk.
Boa semana de treinos!

10 comentários:

  1. Mayumi,

    essa relação treinador/atleta é bastante gratificante. Treinar supervisionado é muito diferente e o nível de exigência aumenta bastante.

    Os ganhos compensam o esforço, mas temos que estar sempre em contato próximo dando o máximo de feedback possível, para que a adaptação de cada atleta ao treinamento seja a melhor possível.

    Sempre aprendemos muito com os treinadores, mas como cada aluno também é uma experiência nova, portanto uma incógnita, também ensinamos algo de volta.

    Um beijo e bons treinos,

    Paulo
    http://www.e-corredor.com.br

    Ser treinador

    ResponderExcluir
  2. Mayumi,
    Boa sorte nos seus treinos visando a Maratona de NY.
    Gostei da transcrição dos "diálogos" entre o Seu Mário e o treinador (vosso) Arthur !
    Me lembrou as "conversas agradáveis" que tenho com o treinador que me aguenta ! :-)
    Boa semana para você !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma dúvida, Mayumi: cabeça de pudim é a mesma coisa que aquele piiiiiiiiiii que colocavam nas entrevistas da Dercy ?

    Bons treinos, que chegando a hora ...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita no meu blog e retribuo a torcida: Furê, furê, Ma- Yu - Mi !!

    Sobre correr no local onde a gente vai a trabalho, eu já estou fazendo uma lista de maratonas que acontecem no Japão, pois se um dia me mandarem pra lá (provavelmente Congresso), já tenho lista de possíveis provas para me inscrever, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado querida amiga pela msg. Olha o meu final de semana foi bom e o seu. Bom vc sempre risonha nos relatos hein. Que svc bom que vc tem hein, só viajando vou ver se arrumo uma vaga ae...rsss...To brincando... bom para mim as planilhas masculina tem que ser diferente das femininas mesmo. Mayumi ainda vc está pensando nisso, eu não acredito...bom eu reclamei de vc da outra vez que vc veio aqui no Rj e só avisou o Léo e o Paulo, mais eu falei brincando amiga...rsss...Vc levou a sério...rsss...deixa disso mulher...rsss...Olha estou que nem vc sorrindo demais...rsss...
    Valeu corredora boas corridas.

    JC

    ResponderExcluir
  6. Paulo:
    Realmente, a planilha fz diferença, tanto quanto a marcação cerrada do treinador! Mas, tem hora que o pessoal sai pela tangente! Não aguenta a pressão! Rsrs. Eu vou fazendo a minha parte. Quando vejo que não dá, eu falo! Mas antes de falar, o treinador já sabe que não está dando! Rsrsrs.
    Guilherme:
    Quer dizer que vc também trata o seu treinador assim? Eu pensei que fosse só "amor sem fim" destes caras da minha academia! Rsrs.
    Fábio:
    "Cabeça de pudim" é "cabeça de pudim" mesmo! Rsrs. Eles não pegam pesado assim, não! Rs. São muito bonitinhos! Kkk.
    Hideaki:
    Sabe que vc me deu uma boa idéia? Fazer lista de corridas nos lugares que a gente vai a trabalho! Rs. Mas, no meu caso, acho que não ia dar certo... chego sempre em cima da hora e vou embora logo que acaba o trabalho! Rs. A não ser que eu arranje uma boa desculpa! Rs.
    Jorge:
    Eu tb estou brincando, viu? Rs. Mas que vcs são muito hospitaleiros, são! Muito obrigada! E agora que vc está recuperado, vamos treinar forte!

    ResponderExcluir
  7. Se quiser, eu te passo a minha lista de Maratonas e Ultras do Japão, quando ficar pronta. Só que lá tem muitas maratonas e meias exclusivamente femininas, e estas, tanto como as que só os sub 3h podem participar, eu não estou incluindo nessa lista.

    Na verdade, estou montando um roteiro mundial.

    O pior é que neste fim de semana, teve um congresso da minha área na Argentina. Como não enviei trabalho, não tinha a obrigação de ir. Assim, eu poderia até matar a parte de domingo de manhã, para correr a Meia Maratona de Buenos Aires, mas não deu pra fazer isso pelo compromisso do Marathon Maniacs (para ir ao congresso, teria que abrir mão de duas maratonas: a de Foz pela data, e a de Buenos Aires, pela passagem).

    Meus congressos dos próximos anos serão em:
    2009: Finlândia e Nova Zelândia
    2010: Índia

    Provavelmente eu não vou, pois não deve sair bolsa. Mas em todo caso, já estou com a Maratona de Estocolmo engatilhada pro dia seguinte do Congresso, kkkk

    ResponderExcluir
  8. Hahaha...boa Mayumi...

    Por isso que eu não leio minhas planilhas...rs..brincadeira, leio mas sempre esqueço, combino uma coisa com ele e acabo fazendo mais. Assim ele acha que o treino faz muito efeito em mim...rs

    Mas ja tive um treinador que fazia minha planilha e como eu fazia muita brincadeira com ele, quando falei que ia pra NY não acreditou. Chegou Setembro e ele se tocou, ficou desesperado...rs
    Só que eu estava me preparando, treinava bem mais do que ele colocava nas planilhas...foi engraçado.

    Boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  9. OI PESSOAL,
    QUERO DIZER QUE CABEÇA DE PUDIM É UMA FORMA CARINHOSA QUE CHAMO O MÁRIO....QUE ALÉM DA GENTE FICAR SE ATACANDO, SOMOS MUITO AMIGOS,
    E NOS DAMOS ESSA LIBERDADE.....
    E CABEÇA DE PUDIM QUER DIZER ISSO MESMO, NÃO É NENHUM PALAVRÃO
    E NÃO PENSEM QUE EU SOU UM CARRASCO HEIN.....
    APENAS TENTO FAZER COM QUE CADA UM DESENVOLVA TODOS SEU POTENCIAL.
    ARABÉNS PELO BLOG MAYUMI, ME DIVIRTO CADA VEZ QUE LEIO.

    ABRAÇOS DO TREINADOR!!!

    ResponderExcluir
  10. Olha, Valter, não faça mais do que o treinador pede! Esta semana acabei levando bronca por causa disto! Rsrs. E olha o comentário do Arthur logo abaixo do seu! Kkk. Ele é beeem carrasco! Kkk. Brincadeira, viu, Arthur. Nós sabemos que você quer sempre ver até onde a gente chega e acredita neste "Exército de Brancaleone"! Rsrsrs. E sem moleza, ne? Bjs.

    ResponderExcluir