27 de out. de 2008

Reta final!

É isso aí, gente! Reta final de preparativos! Faltam 300 metros! Rsrsrs.
Na semana passada, fiz um teste ergoespirométrico e fui ao cardiologista mostrar o resultado. Pelo visto, não há nada de anormal no teste e parece que estou apta a fazer exercícios moderados a intensos! Fui à nutricionista também, para saber se estou bem alimentada! Rs. Eu tinha dito a ela que, num destes treinos longos, nos últimos quilômetros, senti a ponta dos dedos das mãos formigarem! Perguntei se a dosagem de maltodextrina ou gel de carboidrato poderia estar deficiente. E ela sugeriu o seguinte:
1. Tomar meio sachê de gel a cada 30 minutos;
2. Tomar uma cápsula de BCAA a cada 1 hora;
3. Quando tomar água para dissolver o gel ou tomar o BCAA, não exagerar na dose, pois se você toma muita água, pode dar diarréia!
E lá fui eu, sábado de manhã, para o Parque do Ibirapuera, fazer mais um treino longo. A minha intenção era dar 10 voltas de 3 km. Tem gente que diz que não consegue passar pelo mesmo local mais que 2 vezes. Eu não me importo, fico horas e horas rodando! Rsrs, devo ter alguma deficiência na minha bússola! Fiquei tão entretida em controlar os minutos para tomar todos os suplementos que... perdi as contas de quantas voltas tinha dado! Rs. Só fui me dar conta quando fui procurar o gel para tomar e não tinha mais! Rsrs. Eu tinha levado a quantidade certa para a previsão de tempo que iria gastar para fazer os 30 km. Portanto, acabei dando 11 voltas de 3 km, completando 33 km. Falei para o meu treinador que as pessoas com quem eu tinha conversado e que já fizeram um treino para maratona, disseram que haveria pelo menos 2 treinos longos de aproximadamente 34 km. E eu estou treinando longos de "mais de 28 km", uma vez por semana, há mais de 2 meses! Toda semana eu tenho um treino longo assim. E nos outros dias, eu treino "normal"... treinos de tiro uma vez por semana, treino de rodagem de 10 a 15 km 3 vezes por semana... enfim, todo dia é dia de correr, tendo um dia de descanso, fora o treino de musculação. O pessoal diz que o meu treino é muito puxado. Mas, até sábado, eu não tinha feito nenhum longo de mais que 30 km! E o treinador voltou a insistir: "O seu treino é o seu treino! Não é para mais ninguém fazer! E você também não vai fazer o treino dos outros!" Rsrsrs. Está certo! Gente, não usem a minha planilha e nem a dosagem de suplementos que a nutricionista me passou, pois cada organismo reage de uma forma diferente! Não quero ver o corpo dos meus amigos ficarem com o mesmo formato do meu! Rsrs. Olha que vocês vão ficar baixinhos (as) como eu! Kkk. Como o Jorge Maratonista sempre fala: consulte um especialista! Mas, quando eu disse que, sem querer, eu tinha feito 33 km, o treinador finalmente confessou: "Muito bem! É sinal de que o seu corpo está se adaptando a correr esta distância! Se você aguentou a pressão dos treinos até agora, a maratona não vai ser a parte mais difícil!" Ahaaa, então ele estava me pressionando! Rsrsrs. Arthuuur, eu nem senti a pressão! Kkk. Acho que sou retardada! Hahaha.
E hoje pela manhã, acordei com muito calor! Os termômetros estavam marcando 25 graus às 5:20 da manhã! Sabem o que eu fiz? Fui ao Parque do Ibirapuera, onde tinha marcado um longuinho de 15 km com o Valter Ide, que gentilmente disse que poderia me acompanhar. Só que, como todos sabem, o meu rítmo "normal" de corrida é o rítmo em que quase todo mundo trota ou anda rápido! Rsrsrs. E ele ficou neste trotezinho falando sobre Nova Iorque por 15 km! E o mais engraçado... ele deu as 5 voltas iguais de 3 km comigo! E eu, estava tão entretida na conversa e nas dicas que me esqueci até de tomar água e gel! Se no sábado eu só prestei atenção nos horários de tomar os suplementos que nem contei as voltas, hoje pela manhã, eu me esqueci completamente dos suplementos mas contei direitinho as voltas! Rsrs. É, eu não consigo "mascar chicletes e andar"! Valter, valeu pelo longo de hoje! E obrigada pela paciência em fazer um "trote" comigo!
Amanhã, vai ser o dia de aproveitar a dica do Hideaki Maraturista: vou ao massagista dele fazer uma massagem pré-maratona! E depois, finalmente, fazer as malas! Se é que vou fazer... ou eu vou só de mochila nas costas?

14 comentários:

  1. Mayumi,
    Está mais do que preparada !
    Manda ver lá em NY!
    Por favor : se eu te enviar 1 dólar pelo correio, você compra para mim, o Banco Lehman Brothers ? (risos !)
    Pode pedir para enviar por sedex, para mim, por gentileza ? :-)
    Bom fim de preparação para você !
    Torcemos pelo seu sucesso !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Mayumi, não tenho nenhuma duvida qto ao seu sucesso na terra do tio sam, esta bem preparada tenha isso em mente e deixe os km passarem aguardamos anciosos seu retorno...ahhh nos veremos enfim na track field do vila lobos..boa viagem amiga...Regis

    ResponderExcluir
  3. Você vai arrebentar na américa. Está super preparada. Agora é esperar a hora e mandar ver!!

    ResponderExcluir
  4. Como os amigos aí de cima já disseram e outros tantos ainda vão dizer, você realmente está mais que preparada para o desafio, Mayumi. Treinou, se dedicou bastante à tarefa árdua que é se tornar apto a participar de uma maratona. Foi acompanhada por profissionais certamente bastante sérios e competentes e nos trouxe ensinamentos que, se não podem ser usados como receita de bolo para outros corredores, servem sim de inspiração para que também nos preparemos melhor quando chegar a nossa vez de correr pela primeira (ou pela enésima) vez os 42 Km.

    Agora, é chegada a hora de começar a ser recompensada por tudo o que você fez durante esse tempo todo. Boa reta final (que vai te levar à inicial) !

    ResponderExcluir
  5. Mayumi que delicia ler seu texto! Vivi em poucos momentos toda a sua alegria por mais esse desafio!
    Falei com o Léo e vamos deixar para ele marcar o dia do nosso almoço...quando ele puder. Como sugestão falei a ele de um restaurante japones que tem aqui no largo da pólvora (liberdade). vc conhece?
    Bem boa sorte na Maratona e que vc consiga realizar todos os seu sonhos em NY.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Mayumi;

    O mais difícil vc já fez (que são os treinos). Agora vai lá e arrebenta !!
    Ah; e depois conta tudo para nós aqui, porque realmente seus textos são os melhores....rs.
    Abraço e Boa Sorte !!
    Maurão.

    ResponderExcluir
  7. Que show de treino, mas eu sou um dos que não curte dar muitas voltas, sou mais pelo endurance, e acabo me motivando por longas distâncias e vendo as pessoas passarem de bike ou realizando seus treinos.Na verdade sou mais o estilo maratona de SP, ou como um blog de uma amigo meu "Longe é um lugar que não existe".Você esta á 120 % parabens !! Vai voar baixo em NY ... com a Yara !!!

    Sucesso Sempre !!!

    ResponderExcluir
  8. Verdade Mayumi, acabei correndo as 5 voltas no lago.
    Justo eu que fui uma das pessoas que te disse que não aguentaria dar mais do que 2 voltas pelo mesmo local...rs
    Mas foi legal, a conversa ajudou a passar o tempo. Por isso que a dica 25 das 26 dicas para as 26.2 milhas diz para usar um pouco do tempo para conversar com outros corredores.
    Bom, você está super-preparada para a Maratona e como o Maurão escreveu, a parte mais difícil já foi (treinos). Agora é só curtir!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Opps, sou novo na área e confesso, fico na fissura pelos seus textos. Parabéns.
    Sucesso na Maratona, o dever de casa vc já fez, agora é curtir.
    Mais ou menos, como disse o Felipão na final da Copa de 2002: DIVIRTAM-SE! É isso, divirta-se.

    ResponderExcluir
  10. Mayumi, Parabéns pela dedicação e também pelos textos informativos e sempre bem humorados.
    Agora só faltam 42Km ... aliás, falta um longão de 32Km mais uma corrida de 10K.

    Mande as notícias assim que puder!

    Sucesso!

    Abraços,
    Leandro.

    ResponderExcluir
  11. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Bom amiga Mayumi os amigos já disseram tudo né, vc como aluna já está mais do que preparada não é mesmo eu só tenho a lidar os meus parabéns que Deus te abençoe nesta sua nova jornada e arrebente lá viu. Obrigado por citar o meu nome aqui no seu blog. Parabéns também por ter a consciência de ter feito os exames é isso ae menina. Quanto as dicas que vc postou aqui sobre o gel e o bcaa está certissimo, vou lhe dar uma dica, mais se for fazer treine antes nada de inventar arte hein a dica do gel e do bcaa está quase igual a que eu uso passado por um técnico de renome vc conhece o FILÉ por coincidencia o nome dele é JORGE também meu xará...ele é treinador da Márcia Narloch uma baixinha que é mais baixa do que vc e é fera...nas maratonas e eu já tive o prazer de treinar junto com ela, também né eles usam a pista de atletismo do meu quartel...rsss...Vamos lá sobre o gel é o seguinte, ele me disse para pegar aqueles sacos de sacolé e pegar o gel e colocar um pouco de gel e um pouco de água e tomar de 5 em 5km, eu achei que iria ficar com uns 4 ou cinco sacos de sacolé na cintura e achei muito ai eu faço diferente eu tomo um pouco de gel de 5 em 5km e aproveito para tomar agua dos postos de hidratação aí vc me pergunta JORGE os postos de hidratação é de 3 em 3km pois é quando eu passo pelos postos eu pego 2 copos de agua 1 eu tomo na hora e o outro eu levo comigo e quando chega no 5km eu tomo um pouco de gel e guardo no short e também faço o seguinte do bcaa eu tomo 1 antes da largada, outro quando está para largar e os demais de uma em uma hora, mais isso é adaptação e como vc falou cada organismo é diferente do outro.
    E ai em qual onda e horário vc vai largar, vc já sabe o seu número da maratona de nova iorque, to sabendo que a yara vai largar na segunda onda as 10:00 horas.
    Valeu menina boa semana e se cuide hein.
    Bjss
    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  12. Mayumi,tudo de bom!!!
    Boa viagem pra você e boa maratona.
    **Bjus**

    ResponderExcluir
  13. Não costumo deixar comentários, mas Nova York merece um. Na verdade, a maratona já foi feita nos treinos agora é só um passeio onde se conhece novas pessoas e histórias e emoções que ficarão para sempre, além da medalha...
    Ótima viagem e faça uma ótima prova. Boa sorte !!

    ResponderExcluir
  14. Mayumi,

    Perfeito!

    Achei bacana seu treino. Minhas melhores performances em maratonas, foram calçadas por treinos semanais de 30K, e somente uma vez cheguei aos 32K.

    O segredo é se poupar até o final da primeira avenida quando se entra no Bronx. Pois ao final deste bairro ao ingressar no Harlem - inicio da 5a avenida - e depois dentro do Central Park existem pequenas subidas, e se queimar toda energia dificulta, porém, a grande massa de torcedores nesta parte da corrida faz esquecer da dificuldade.

    Boa viajem e sucesso...

    Harry

    ResponderExcluir