11 de nov. de 2009

Intervalados e intervalos nas postagens

Oi, oi! Estou viva! Rsrsrs. Como vão os treinos? Ah, as minhas chicotadas virtuais do Arthur (meu treinador que foi treinar cangurus) estão competindo com a minha persistência! Já escrevi para ele dizendo: "Olha, me acompanhe pelo blog, eu vou procurar um "chicote" aqui perto, e quando você voltar (você volta mesmo? Rsrs), a gente vê como fica!". E como um profissional responsável e cauteloso como sempre foi, ele concordou! Disse que vai acompanhar os meus treinos via blog! Lá vou eu, à procura de chicote! Rsrsrs.
Bem, a nova do pedaço, como sempre com um grande intervalo de tempo (como sou lenta...): fui sorteada de novo para assistir ao treino técnico da Corpore! Desta vez, o tema foi "Treinos Intervalados"! O palestrante do dia foi o prof. Marco Costa da Assessoria Branca Esportes. E como sempre deixo as minhas anotações "paradas" num canto por quase uma semana, é natural que eu vá esquecendo muita coisa ao longo da semana. DNA (Data de Nascimento Antiga) é fogo! Rsrsrs. Mas, como o professor disse que eu poderia escrever e-mail para tirar dúvidas, eu o procurei para perguntar as coisas que eu tinha esquecido! Rsrsrsrs.
Vamos às informações que mais ficaram na minha memória, complementadas pelas que o professor me enviou novamente!
1. O treino intervalado tem como resultado a melhoria da velocidade em provas e, em consequência disso, você pode abaixar o seu tempo em treinos e provas (ah, então, se você tiver um cachorrão correndo atrás de você e um muro para pular, sendo que o cachorrão não vai conseguir pular o muro, e fizer isto por várias vezes, você pode melhorar o seu tempo nas coridas, né?)
2. Os objetivos específicos do treino intervalado são:
- Aumentar o limiar anaeróbio... ui, que chique! Rsrsrs. Mas, não entendi muito bem! Vamos ver se eu consigo colocar em uma linguagem de kitigai: o seu fôlego vai melhorar!
- Treinar os músculos e fortalecê-los; Dependendo da intensidade da corrida (rápido o bastante para depois ficar com a língua de fora ou um pouco mais lento, mas nem tanto...rsrsrs) e do tempo ou distância, você trabalha músculos de tipos diferentes. Nem me pergunte quais são os músculos! Ai, ai, só sei que dependendo do esforço, alguma coisa pode ficar doendo no corpo! Não sei se é impressão minha, mas "antigamente" os músculos doíam quase que imediatamente. Hoje, eles podem doer depois de dois dias! Kkkkkkk. Mas, depois de um tempo correndo quase todos os dias, não dói mais nada! Fiquei insensível!
- Com este tipo de treino, trabalha-se os músculos específicos para se adquirir velocidade. Ou seria: os músculos trabalhados neste tipo de treino fazem com que adquiramos velocidade? Vixe, acho que não entendi direito! Rsrsrs. Enfim, se você continuar correndo do cachorrão (do seu treinador, rsrsrs) e pular o muro umas "trocentas" vezes, você vai melhorar a sua velocidade! Mas, acho que vai ficar todo dolorido também!
3. Quando se corre, o músculo produz ácido lático, que precisa ser ressintetizado para que você se recupere e fique pronto para o próximo "round"! Toinnn! E isso pode demorar de 1,5 horas a 2 horas. Para acelerar este processo, ou seja, para você não ficar sentindo dor, cansaço ou pernas pesadas e se recuperar mais rápido, pode-se fazer uma caminhada ou um trote leve de aproximadamente 10 minutos depois do treino. Ah, então se você não trotar no final, no dia seguinte, você pode estar mais cansado e não render muito... viram? Tem que ajudar o corpo! O professor Marco Costa lembrou-se de um episódio engraçado sobre isto. Disse ele que um certo time de futebol estava treinando e no final do treino, os jogadores estavam fazendo este trote leve ao redor do campo. Daí, chegou um repórter e perguntou para o treinador o que eles estavam fazendo no momento. E o treinador explicou que eles estavam correndo de leve porque o músculo produz "ácido lático", etc. E o repórter foi dizer isso ao "telespectador": "Neste momento, os jogadores estão fazendo o treino da "Via Láctea"! Kakakakaka.
4. Antigamente (eu não desta época, viu? Rsrsrs. Nem sei do que se trata! Kkk), parece que pensavam que as corridas longas faziam a pessoa emagrecer. Mas, recentemente, descobriram que isto é mito? Só se emagrece se queimar mais calorias do que se ingerir! é óbvio! Rsrsrs. A vida não é doce, não! Rsrsrs. Olha só: corrida de alta intensidade utiliza carboidratos; o de baixa intensidade, gorduras. E os treinos intervalados fazem o corpo usar carboidratos (por causa da intensidade) e gorduras (por causa da duração). Logo, você pode vir a emagrecer se... se... correr prá caramba! Rsrsrs.
5. Tipos de intervalado: extensivo (duração de tiros maior e intensidade menor (menos velocidade), intensivo (duração dos tiros menor e intensidade maior (maior velocidade) e fartlek (intensidade e duração variadas). Bem, para cada tipo de objetivo, você treina de forma diferente. E isso, o seu treinador deve passar para você! Ou seja, para provas de 10 km, o treino intervalado vai ter distâncias e velocidade de tiro diferente do treino para uma prova de 42 km.
Ahaaa, pensaram que eu ia dar o treino prontinho aqui, né? Rsrs. Não posso fazer isso, pois no momento, estou pensando se eu realmente entendi para que serve este tipo de treino! Rsrs.
6. Terrenos para se fazer o intervalado:
- no plano (eba!!!), em aclives (putz, na Biologia da USP, ninguém merece!), declives (para baixo, todo Santo ajuda! Só não vale baixar a resistência! Rsrsrs.)
- em terra batida (menor impacto), em grama, no asfalto (este é duro! Cuidado com o impacto!), areia (fofa demais é difícil!), mas não em concreto e nem em pararere... palalele.... parareee... ai! Rsrs. Paralelepípedo! Iuhuuuuu! Nunca faça um japonês dizer "Ela mora na Alameda Lorena", pois em japonês, o som do "L" e do "R" não são distintos: não tem nehuma palavra em japonês que faça a distinção com o som destas duas letras! Rsrsrs.
7. Quando realizar um treino intervalado durante um treino? Após o aquecimento ou os treinos educativos. Depois, tem que fazer o treino da "Via Láctea" e alongar! Rsrsrs.
8. Atenção!!!
- Tem que estar descansado para render bem!
- Fazer um aquecimento legal, senão, com o músculo frio e duro, se você começar a fazer os tiros de repente, pode se lesionar!
- Observar as técnicas de corrida (não faça como eu! Não corra com passinhos curtos! Veja se pula uma poça d'água inteira! Rsrs. Não corra como uma tartaruga... ninja, com as costas curvadas! Rsrsrs. Olha a postura!
- Olha a respiração! Tente inspirar em duas vezes ou três e expirar beeem devagar... mas as passadas... tem que ser rápidas! Ai, começou! Não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo! Rsrsrs.
- Com dor muscular ou nas articulações, NÃO fazer os treinos!!! Isto pode piorar tudo! HellOooo! Fiquem quietinhos se tiverem dodói!
- Não se esqueça da "Via Láctea"! Rsrsrs.
Respeitem o seu corpo! Ah, sim! é por isso que eu me "curvo"! Olha o respeito! Rsrs. Bem, prometo melhorar! Nossa, o Arthur está longe, mas esta palestra parece que deu uma chicotada e tanta em mim! Obrigada, professor! Vamos treinar, gente! Boa semana!

14 comentários:

  1. Não sei como você entende esse caderninho seu?? É uma zona danada!! rsrsrs. Se vc correr rapido e ainda pular muro, pode mudar a modalidade e correr provas com barreiras. Boa semana!! E vamos para Pampulha?

    ResponderExcluir
  2. Legal seu relado que pena que não fui sorteado não tenho tanta sorte rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Ola Mayumi,
    Muito obrigada por dividir essas dicas.
    Estou começando a treinar para minha primeira maratona e dicas assim ajudam muuuito!
    Vou seguir seu blog!
    Abs e bons treinos!!
    Pati

    ResponderExcluir
  4. Mayumi,
    Obrigado pelo comentário e visita que você fez lá no blog que escrevo.
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. oi mauymi. vc e os seus textos. muito engraçado.
    em relação as passadas curtas. li em vários lugares que o correto é isso mesmo. vc reduz o impacto. fora isso, o correto não é pisar com o calcanhar. corra descalça e vc vai ver a forma correta de pisar, com o calcanhar é impossível.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mayumi!

    Dessa vez quem demorou pra aparecer fui eu. E não é retaliação, viu? A minha lista de atualizações automáticas dos posts é que acho que falhou... Ou então foram os olhos mesmo.

    Muito bacanas essas palestras de que você participa. Se eu estivesse menos na roça, ia querer marcar presença em algumas também. Valeu por postar as suas anotações, conclusões e dicas, muito válidas, como sempre.

    Treinos intervalados são os que a gente normalmente menos gosta de começar (e mais gosta de terminar). Mas a sensação de missão cumprida ao final de cada um deles é sempre bem gostosa e gratificante. Tenho variado bastante os tipos de intervalados que faço, passando pelos tiros longos (de 1 a 2 Km), pelo chamado método Tabata (tiros de 20 segundos com intervalo de 10 segundos) e, mais recentemente, pelos tiros progressivos de 400 metros (progressivos em número de tiros a cada semana, porque em velocidade tá difícil, hehehe...). Vamos ver se isso vai servir pra alguma coisa na prática.

    Boa semana e bons treinos!

    ResponderExcluir
  7. querida mayumi,

    vamos na samsumg domingo?

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  8. Mayumi, super obrigado pela visita ao meu humilde Blog. Acompanho o seu quietinho e adoro seu senso de super humor! O mundo precisa de mais pessoas assim, de bem com a vida e com muita comédia. Abraços Catarinenses!

    Felipe

    ResponderExcluir
  9. Mayumi cuidado com essa história de tiros...vc pode acabar presa...risos
    Vai com calma... Esse negócio de chicotada me parece meio estranho... não tem muito haver com corrida...cuidado para vc não virar sadomasoquista...muitos risos
    Bem vou continuar acompanhando sua saga que espero não acabe nunca.
    Um grande abraço do seu amigo

    ResponderExcluir
  10. oi!

    fazia tempo que não vinha aqui comentar. muito boas essas dicas que você compartilhou no post.

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas Mayumi.
    Um dia conseguirei seguir algumas.. hehe

    O vídeo não entra, pedi até ajuda aos universitarios. o Edu (www.tresmeios.com) testou no site dele e funcionou. logo, o problema sou EU. Depois da #MaratonadeCuritiba eu tento de novo.
    Deve ser a TPM(tensão pré maratona)
    Valeu!
    Beijos
    Colucci

    ResponderExcluir
  12. Oi Mayumi,

    É a primeira vez que escrevo aqui mas tenho a acompanhado desde que me interessei por corrida há um ano.
    você é uma graça! Adoro sua bom humor. Muito obrigada pelas dicas, tenho aprendido muito.
    Cecilia Suenaga

    ResponderExcluir
  13. Finalmente uma explicação simples do que é intervalado...

    ResponderExcluir