15 de out de 2010

Recebi uma reprimenda de um portuga!

Eiaaa! Rsrsrs. Fala, Nadais! Rsrsrs. O Nadais deu uma bronca por eu não estar postando com frequência! Mas, o que eu poderia postar? Kkkkk. Que eu sou fã do seu conterrâneo Roberto Leal, todo mundo sabe, não é? Aliás, o nome verdadeiro dele é Antonio Joaquim Fernandes e nasceu em Trás-os-Montes. Mas, isto não tem a ver com corrida, então, vamos mudar de assunto! Ou presunto? Rsrsrs. Trabalhei com um professor japonês que, toda vez que queria falar "assunto", ele dizia "presunto"! Kkkk. Qual é o presunto de hoje? Kakakaka.
Ah, os meus treinos estão como sempre: seguindo a planilha à risca! Há quem diga, como o Fábio Namiuti, que estou escondendo o jogo, mas não estou mesmo com nenhuma prova em vista, ou melhor, nenhuma prova de proporções maiores que 21.095 m. Portanto, está tudo... relax, como diz minha sobrinha!
Bem, chega de rodeios! Rsrsrsrs. Hoje, vou postaaaar! E vou postar para vocês, mulheres! Nadais, desculpe-me mais uma vez, mas se o assunto não lhe interessar, pode reclamar! Rsrsrs.
Hoje, pela manhã, recebo um e-mail da Iguana Sports sobre um bate-papo com a ginecologista esportiva dra. Tathiana Parmigiano, na Fnac da Paulista, às 20:00 de HOJE!!!
 Encaminhei o e-mail para o meu marido e disse que queria ir lá! Ele escreveu: "Go ahead"! Fui e gostei! 

Então, em breves palavras, resumo abaixo o conteúdo:
1. Tríade de atleta-vamos tomar cuidado com:
a. desordem alimentar: quando treinamos, gastamos energia. Se não repormos de forma adequada, isto  pode acarretar uma série de problemas, inclusive hormonais! Podemos também, ter problemas de alterações ósseas, como osteopenia ou osteoporose! Muito cuidado com a alimentação!
b. alterações menstruais: como há alteração hormonal, isto pode acarretar alterações no ciclo menstrual. Em mulheres não-atletas, este problema surge em 2 a 5 % delas. Porém, este problema pode atingir até 66% das atletas.
c. incontinência urinária: é bom fazer uma avaliação do assoalho pélvico, pois os exercícios de impacto podem acarretar isto também, mas há como prevenir este problema!  Consultem o médico!

2. Mulheres que tomam anticoncepcionais: cuidado com certos tipos de anticoncepcionais, pois alguns podem conter substâncias que podem barrá-las no anti-doping! Sério mesmo!

3. Mulheres na menopausa que correm: a corrida pode ajudar para:
   a. elevar o nível de colesterol bom (HDL).
   b. conservar a densidade mineral óssea
   c. diminuir o risco de diabetes
   d. diminuir o risco de acidente cardiovascular
   e. manter o peso
   f. aumentar a auto-estima

Pausa para o sorteio de uma inscrição para o Circuito Vênus! E a sorteada foi... o número 9! Eeeee, minha amiga Minori!!! E justo ela que no início da palestra tinha dito que queria ganhar a inscrição! Legal!!!

Continuando:
4. Mulheres grávidas: podem fazer exercícios, até correr, com orientação, é claro! Só deve parar se sentir tontura, falta de ar ou perceber sangramento. Bem, nesses casos, até quem não está grávida deve parar, né? Rsrsrs.

5. Influência do ciclo menstrual nas corridas: há como controlar o ciclo menstrual para que a fase menstrual não atrapalhe a sua corrida. Veja como um contraceptivo pode ajudar nisso, mas fale com o seu ginecologista!

6. Todas nós, corredores ou praticantes de alguma modalidade de esporte, devemos consultar o cardiologista, o ortopedista e a nutricionista. E as mulheres, além deste profissionais, devem consultar periodicamente um ginecologista!

Eu é quem o diga! De tanto eu falar sobre este assunto, a maioria aqui deve estar cansada de ouvir mas, vou escrever novamente! Rsrsrs. Ttive câncer no útero e retirei as trompas, ovários e o útero! Portanto, tive uma menopausa súbita e os hormônios ficaram bem alterados. Porém, faço reposição hormonal e exames periódicos! Perguntei sobre a relação da retirada do útero com a incontinência urinária e ela disse que, ao apresentar sinais, como perda de urina involuntariamente, mesmo que seja pouquinho, deve-se prevenir. Agora, TPM... vamos nos cuidar e... homens, nem cheguem perto nessa fase! Rsrsrs.  Parece que as mulheres ficam alteradas na fase pré-menstrual! Segundo a dra Tathiana, existem 150 tipos de sintomas de TPM. Como eu não tenho esta fase... podem me tratar como um homem! Kakakakaka. Aliás, a única TPM que posso ter é "Tensão Pré-Maratona"! Mesmo assim, acho que nem tanto assim, pois se vou fazer uma maratona, é para me divertir e não para ficar tensa, não é mesmo? Tô nem aí! Rsrsrsrs. Não quero ter outro câncer!
Deixo aqui, o contato da dra. Tathiana Parmigiano: dra.tathi_parmigiano@yahoo.com.br
E para finalizar, posto os mimos que recebemos hoje. Vamos nos cuidar!

11 comentários:

  1. Também tinha notado que vc não estava postando e já que o Portuga do Nadais lhe repreendeu, aproveito para lhe repreender também, Po Mayumi vc é referência para vários corredores e o seu espaço aqui não pode ficar desatualizado...hehehe...Vc sabia que sua amiga corredora que lhe incentivou a criar este espaço aqui voltou a correr e blogar se vc não sabe visite o noco espaço dela e de uma força para ela, pois ela está precisando de incentivo http://lightrun.org a já que vc citou o nome da MINORI aqui também diga a ela para atualizar o blog dela também...hehehe...Que bom que pelo menos está treinando...Muito boa as dicas para as mulheres aqui...Meus parabéns pelo dia do Professor, ser professor hj em dia não é nada fácil.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Por favor, por favor não sumaaaaa?! Os seus post sempre são divertidíssimos e sempre sentimos a sua falta. Adorei as explicações e mais ainda os mimos que vcs ganharam. Pena que eles não fazem esse tipo de evento em Ctba.

    Bjos,
    Dani

    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Estou de volta na parada... PARADA mesmo.. devagar.. pois foram quase dois anos sem correr.. afffff
    Mas estou feliz com meu retorno... o bom que percebo que nosso corpo tem "memória" e está bem mais fácil do que quando comecei do zero...

    Valeu a força querida..

    O casal MM estão bem... sempre nos encontramos com eles.. eles são demais né?

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Brincadeirinha, Mayumi. Eu é que faço isso (esconder o jogo) de vez em quando, hehehe... Admiro bastante quem consegue manter a pegada dos treinos mesmo sem uma prova-alvo, porque não é o meu caso. Se eu não estou com algum plano maligno em mente, viro o maior bicho-preguiça. Mas tenho procurado me disciplinar um pouquinho.

    O nosso amigo Nadais é o rei do assunto! Além das inúmeras participações dele em corridas, ainda tem no blog as coberturas das maratonas gringas e o calendário que inclui provas de todos os tipos e tamanhos. Conteúdo sempre muito interessante, não é à toa o sucesso que faz.

    Abraço, bons treinos e um ótimo final de semana pra você!

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Pô! Mayumi você tá parecendo euzinha aqui que foi viajar e voltou e até agora não atualizou o blog rsrs
    Recebi esse email também,mas não me interessei por ser tão em cima da hora,mas legal ter ido e postado aqui no blog o que foi tratado.

    Bons kms
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. Pô, eu estava com saudades dos seus posts.

    Foi boa a sova do Nadais. E bem sutil o eufemismo reprimenda: isso foi uma "dura" das boas. mesmo. kkkk. Mas que bom.

    Isso aí. Vc segue a planilha a risca e eu nunca que nunquinha que consigo executar tudo que consta nela.

    Grande abraço do Claudio Dundes

    ResponderExcluir
  7. oi, mayumi!!!!

    que bom ler mais um post seu!!!
    também já estava com saudades!!!

    valeu, nadais, pela bronca!!!
    funcionou!!! kkkkkkkk
    pode apertar, que ela confessa! kkkkkkkk

    boas dicas, mayumi!!!
    a gente tem sempre que ficar de olho na saúde;)

    bjs!!!!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Muyumi. Acho que vou esperar um tema em que eu possa interagir com mais propriedade. Grande abraço. Miguel Delgado. PS. Em Buenos Aires quase não tem memê!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayumi! Sou fã desta revista e deste a segunda edição tenho todas!!! Ahhhhhhhhhhhh como faz para ganhar os brindes (ponto de interrogação) meu PC tá falhando kkkk, moro no Paraná e não temos corridas da Iguana! beijão e garra corredora!

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada pelas dicas, que camiseta lindinha !!!! bjs bons treinos

    ResponderExcluir
  11. maiumy, o pior que agora quem está para levar sova sou eu... forte abraço! nadais

    ResponderExcluir