14 de ago. de 2012

Meus ultra-amigos

Este pessoal das ultras são maravilhosos! Fico admirada, não somente pela quilometragem que percorrem, mas pela simplicidade e humildade com que nos tratam. A cada dia que passa, eu fico pensando "De onde vem a humildade que os faz pensar que qualquer um de nós pode fazer o que eles fazem?". Vivem nos convidando para as ultras! Rsrs. Imaginem vocês, se mal consigo parar em pé por 12 horas seguidas, eu não vou conseguir correr por tanto tempo, não é mesmo? 
A primeira a me convidar é a vó, mas esta é suspeita! Só de trabalhar por mais de 12 horas em pé, já faz o seu treino diário. 
Vó Lucina em mais um dia de trabalho dominical
E este cara, nem se fala! O anjo do Leblon, prof. Gustavo Abade, que me acompanhou por 11 km na Maratona do Rio... quando eu perguntava se ele não ia ficar com a panturrilha doendo por ir tão devagar comigo, ele devolvia a pergunta com outra: "E você acha que eu corro as minhas ultras em que velocidade?". Rsrsrs. Pois é, estou vendo que ser ultra é saber correr em qualquer velocidade por muitas horas! Gente, hoje (14 de agosto) é o dia do aniversário dele! Parabéns!
Prof. Gustavo me acompanha pela orla do Rio (foto de Drica eixoto)
E no final da Maratona, encontro o Jorge Cerqueira! Eu tinha pedido para ele me esperar até eu chegar, mas não pensei que ele realmente iria fazer isto, pois eu ia demorar muito para chegar, mesmo em condições normais! Porém, surpreendentemente, ele estava ali, na chuva e no vento, esperando por horas a fio depois da linha de chegada! É... não se pode brincar com eles! Rrsrs. Paciência também faz parte da característica de um ultra! Sem pressa e sem desespero, não importa em que situação você esteja! 
Jorge ultra que cumpre com suas promessas
Um dia, via mestre Branca, escreve-me um e-mail um ultra-aluno dele. Seu nome: Sérgio Quaresma. Ele disse que leu no livro "Do que eu falo quando falo de corridas" do autor japonês Haruki Murakami, que correu a ultra de 100 km no Lago Saroma, situado numa cidadezinha na Ilha de Hokkaido, ao norte do Japão. O sonho do Sérgio era correr lá. Porém, é difícil se inscrever para esta prova, pois pareceu-nos, à primeira vista, que a prova era local e que eles não tinham estrutura para receber estrangeiros. Insistimos tanto com a organização de lá que conseguimos uma ficha de inscrição em inglês. E o Sérgio foi lá e fez a prova! Isto é que é determinação! Esta é uma outra característica dos ultras. E este também me convidou para correr provas longas, mas eu respondi que depois de ter tido cãibras nas duas pernas na última maratona (nossa, nunca tinha sentido tamanha dor! Rsrs.) eu estava meio ressabiada com as longas distâncias. Sabem o que ele me respondeu? 
"Não esquenta com cãibra. Isso dá até dormindo... Relaxa... (cabeça e músculo)! Nunca fique com medo ou receio de nada... Senão é melhor nem pensar em fazer! Vi uma frase numa revista que achei demais! Pense nela para te estimular e animar: 

    "Se você só perdeu dinheiro, perdeu pouco.
      Se você perdeu a honra, perdeu muito.
      Se perdeu a coragem, perdeu tudo."
                                                                      Van Gogh"
Afff, não posso perder tudo! Ai que med... rsrsrs. Eu não disse nada!
Diante de todas estas coisas, temos que seguir em frente, né? 
Sérgio completou os 100 km em 9 horas e 52 minutos
Medalha do Sérgio (100 km Saroma Lake)

Treina conosco também o ultra Rafael Zobaran, do Papo de Esteira. Este teve uma história de câncer, assim como eu. E corre muito! Consegui um flagra na maratona de São Paulo, no km 40. Gente finíssima!
O rapaz que vem atrás do Baleias é o Rafael! 
Agora, vou deixar um pedido de apoio para uma menina lá de BH! A Carla Goulart que venceu a prova Jungle Marathon (240 km pela selva amazônica) no ano passado, pede para todos que puderem a apoiarem comprando km para ela poder pagar parte das despesas. A prova se realizará a partir do dia 4 de outubro. Esta mulher é fera! E vamos para o bi!!! Aqui está o contato dela:
E-mail: carlapga1@gmail.com
Carla na Jungle Marathon 2011

Ah, a lista dos meus amigos ultras não termina aqui! Vai ter o bloco 2! Queria só dar uma pausa porque são muitos km de amigos. Aguardem pois só estou bebendo uma aguinha para não virar maracujá de gaveta! E vamos seguindo! Parabéns a todos! 

6 comentários:

  1. Esse povo das ultras é realmente fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Belo começo de lista, Mayumi. E tem mesmo muita gente boa para o próximo bloco.

    Verdade, eles vivem convidando a gente pra participar das ultras também... Vai que um dia a gente topa, né?

    Boa semana e bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Vou ser mais uma no coro de que você consegue encarar uma ultra! Faça um teste nas 6h de Praia Grande :) Aposto que vai se encantar.
    Te digo, depois de encarar as 24h do RJ, correr uma ultra é mais fácil do que correr uma maratona :) Eu viciei e vou testar novamente minha paciência nas 12h de Praia Grande.

    Um beijo grande, belo texto!

    ResponderExcluir
  4. Ô povo especial!

    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Amigona Mayumi....adorei esta sua matéria sobre os Ultras...mas é claro que você consegue fazer uma ...serei sua madrinha com muito orgulho,você consegue sim,isto é se tiver cabeça para se controlar e não sair correndo como doida logo no começo rsrs...
    Vou te contar uma coisa rsrs...Fiquei emocionada, quando vi a Carla na sua história....amo esta menina,ela é uma das minhas afilhadas das ultras de 24 horas. A conheço muito bem,ela merece tudo de bom nesta vida,como você vê,só tenho amigas feras e humildes....e você, Mayumi rsrs espero que muito em breve seja a minha afilhadinha querida... nao vou te dar trégua enquanto você não fizer uma Ultra comigo.... se até eu, velhinha consigo, porque você uma menina não vai conseguir????????? Beijão


    ResponderExcluir
  6. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Minha querida amiga Mayumi boa noite me desculpe por demorar vir aqui no seu blog conferir as novidades, pois também né haja tempo para dar conta de tudo...hehehe...Eita Mayumi vc fez uma bela matéria com seus Ultra Amigos, isso quer dizer que nós te amamos e queremos vc nas Ultras também correndo conosco e o desafio que tenho para vc é correr conosco ano que vem a Ultra dos Fuzileiros aqui no Rio organizada pela Corpore, já está mas do que na hora de vc sentir o gostinho das Ultras amiga...Como vc disse nos eu relato Paciência faz parte também das Ultras...Eu, Tomiko, Lucina, o Branca e todos amigos Ultras vamos ficar feliz vendo vc correndo Ultra conosco.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir