10 de mar. de 2008

A minha primeira meia-maratona

Olá, olá, pessoal: Estou viva! Sobrevivi! Rsrs.
Antes de fazer a inscrição para a minha primeira meia-maratona, já tinha lido em alguns lugares que esta prova que aconteceu ontem não era recomendável, pois seriam duas voltas iguais de 10,5 km, e que psicologicamente, ficaríamos sem motivação para continuar a correr na segunda volta, que a água distribuída no percurso era morna, que a paisagem era horrível... eu já fui imaginando mil coisas. Na sexta-feira, a Jacke tinha postado no meu blog, desejando que a minha primeira minha maratona fosse uma experiência tão boa quanto foi a dela. E isto, de uma certa maneira me deixou menos pessimista!
O Valter Ide escreveu-me dizendo que, segundo o que ele leu na revista Runners World, temos que ter em mente 3 metas ao ir para uma corrida: uma pessimista, uma ideal, e outra otimista. Então, eu defini as minhas 3 metas:
- a pessimista: acabar a prova andando, sem fôlego
- a ideal: acabar a prova correndo e em tempo de chegar até o final sem ser recolhido pelo ônibus (poxa, ainda penso nos ônibus que recolhem a gente no final da prova! Ele nunca me pegou, mas tenho que tomar cuidado, né?)
- a otimista: chegar nos metros finais e ter fôlego para dar um sprint
Eu nem defini o tempo para isto tudo, mas o que queria mesmo é chegar inteira para poder continuar treinando a partir do dia seguinte. Chegado o dia, fui me encontrar com o Mário que iria correr junto comigo, e o Arthur, o treinador que nos passou o alongamento e depois foi "torcer" pelas meninas no Jockey, deixando o Mário morrendo de inveja. Ainda, encontrei o Juvenal da Playteam no guarda-volumes, mas depois, ele desapareceu, não sei onde foi. Queria ter tirado uma foto com ele, mas nem deu. E a nossa torcida cativa foi meu marido com a câmera na mão e o Alberto que treina conosco e já correu uma meia-maratona no ano passado. Foi dada a largada e fomos, eu e o Mário, em rítmo beeem confortável, sem forçar. Mas acabei me perdendo dele, pois tinha muita gente. O tempo estava fresquinho ainda na primeira volta. Mas logo no início do Minhocão, vi um homem desmaiado, sendo atendido pelas pessoas que estavam por perto. Acho que ficou tudo bem, pois não recebemos mais notícias dele depois, e na volta, ele já não estava mais lá. Estava chegando ao final da primeira volta quando os "animadores" diziam: "Gente, uma notícia boa! O Vanderlei (Cordeiro de Lima) está lá atrás! Vocês estão na frente dele!" Rsrs. Graaande notícia! Lógico que ele estava quase encostando em nós: ele na segunda volta e nós na primeira! Quando estava no km 18, mais ou menos, alguém veio por trás e disse: "Ô formiguinha, você ainda por aqui?" Era SEU Mário, com toda a energia que tinha reservado pro final. E eu já estava mais devagar. Como eu não cosigo fazer duas coisas ao mesmo tempo, vim pelo percurso parando para tomar água, parando para tomar gel, parando para beber Gatorade (pois é, pessoal, embora tivessem falado tão mal desta prova, teve distribuição de GU e de Gatorade). E depois do km 18 até o final, o Mário e eu viemos lado a lado... Tinha uma menina com uma camiseta escrito "Bem-te-vi". Ela começou a caminhar num certo trecho e o Mário dizia: bate as asas, bate as asas! E eu pensando cá comigo: "SEU Mário, vai apanhar do namorado dela, que está bem do lado!" Rsrs. Mas, ele também já o tinha visto, e disse: "Ah, agora que está com o namorado do lado, ela vai voar!" Chegando nos metros finais, eu até queria dar um sprint, mas o Mário disse: "Ô, Mayumi, não vamos nos arriscar, vamos devagar!" Acho que foi bom assim, pois chegamos numa boa, sem esgotar o tempo limite da prova! Pelo caminho, ainda recebi vários incentivos do pessoal. Encontrei o Wilson (acho que era este o nome dele) da Playteam, eu passei duas vezes por ele e ele me chamou pelo nome. Depois, na Av. Pacaembú, avistei outras pessoas da Play que não consegui identificar... desculpem-me mas não enxergo direito!
No final, fomos buscar o kit e a medalha e, como no dia anterior tinha sido o Dia Internacional das Mulheres, recebemos, além do kit, um botão de rosa e 3 bombons com recheio de licor com cereja. Está certo que não teve as mordomias todas da prova do Jockey, mas para mim, que saio quase sempre correndo para casa depois de terminada a prova, estava de bom tamanho. Ah, sabe quem encontramos depois? A menina do "bem-te-vi"! E o Mário ainda a parou e disse: "Olha, acho bom você dar uma olhada nas suas passadas. Você está calçando o tênis certo? Vai fazer um teste de pisada!" E a menina que estava com o namorado que a acompanhou na corrida disse: "Obrigada, valeu!" Depois que o casal se foi, ele ainda comentou conosco: "O rapaz está pisando direitinho, mas ela estava pisando torto". E eu disse: "Poxa, você está bem mesmo, hein? Reparou até nas pisadas deles!" Bem, reparar nos outros, tudo bem, mas vamos fazer as coisas certinhas, também, né? O Arthur nos deixou à solta mas, vamos nos alongar antes de irmos embora! E lá fomos nós, movidos remotamente pelo treinador! E... no dia seguinte, pensei que não ia conseguir ir à academia mas, levantei-me cedo, e lá fui! Como a planilha marcava "caminhada", fui com a intenção de caminhar na esteira, mas chegando lá, mudei de idéia: dei uma caminhadinha de uns 15 minutos e fui fazer aula de alongamento. Muito bom! E lá vamos nós para a próxima meia-maratona: dia 13 de abril!

8 comentários:

  1. Olá, Mayumi. Parabéns pelo blog (muito divertido !) e pela sua estréia em meias maratonas.

    Corri essa prova em 2007 e não gostei muito, mas fico feliz em saber que a organização melhorou um pouco neste ano.

    Se puder, faça uma visita também ao meu Arquivo de Corridas ( http://paginas.terra.com.br/esporte/fabionamiuti ), já publiquei inclusive por lá um link para o seu blog.

    Um abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Grande Mayumi...
    Parabéns mulher... pelo jeito foi muito bem!
    Conseguiu completar a prova sem problemas!!
    Fico extremamente feliz por vc!!!

    bjs..
    A proxima maratona eu tbem vou!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá que essa seja a primeira de varias e mtos kms felizes pra vc, adorei seu blog, segue um abraço.Regis(www.vivendoecorrendo.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mayumi, sabia que iria conseguir com facilidade!
    Td de bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Mayumi,

    parabéns pela prova e pelo relato muito interessate que escrevestes!

    Espero conseguir fazer uma 1/2 em 2009...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Olá amiga Mayumi, estou passando por aqui para agradecer a msg de apoio moral que vc me enviou quando fui correr em Paraty. E é sempre bom contar com os verdadeiros amigos nessa hora.Realmente correr em Paraty é bom demais, lhe convido para correr em Paraty ano que vem, se vc vir vc gostará muito. Muito obrigado mesmo.
    Agora falando seu relato da Meia de Sp, ficou ótimo, eitaaaa memória boa hein, meus parabéns por completar mais um desafio é isso aí, já correu corridas de 10km e já chegou a sua 1ª Meia agora lhe convido para vc correr a Maratona do RJ que será em Junho. Fiquei contente em saber que vc correu e chegou inteira, também gostei das suas 3 metas que vc levou para a corrida se vc me permitir vou copiar um trecho dessa 3 metas e vou guardar comigo para quando algum corredor precisar de ajuda eu falo dessas 3 metas e inclusive algum dia pode até servir para mim. Vc comentou também sobre o Gel GU eu também uso esse gel que é muito bom e não é ácido, foi o que eu mais adaptei. Olha sobre a foto que vc viu no site da Play Team, vou falar baixinho para vc, mais não conte para ninguém tá...rsss...Na largada o Ricardo da Play Team me viu e fez a seguinte pergunta vc não é o Jorge amigo da Jackeline eu disse para ele NÃO, NÓS SOMOS AMIGOS DA JACKELINE...Rssss e Após eu completar a corrida de Paraty e pela pousada ser bem pertinho da chegada eu fui na pousada e peguei a minha máquina e comecei tirar fotos dos amigos e quando vi os amigos da Play Team comecei tirar fotos e aquela foto que está no site saiu da minha máquina que por sinal ficou ótima demais...rsss...
    Amiga lhe desejo sucesso na sua próxima meia maratona em Abril, mais se desejar correr a Maratona do Rj esteja a vontade vc irar gostar e um belo visual e praticamente correndo a beira da praia...
    Um abraço,
    JORGE
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Valeu amiga Mayumi, pode deixar quando eu falar das 3 metas para alguém que precisar pode deixar que vou falar sim que foi da Revista Runners Wolrd.
    Um abraço e boas corridas.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Mayumi,

    As 3 metas sempre nos ajudam a terminar uma corrida.
    Como te disse lí numa revista e coloquei em prática logo em seguida. Funcionou muito bem e conseguí terminar a corrida inteiro.

    Boas provas!!!

    ResponderExcluir