5 de jul. de 2008

O urso ainda não apareceu...

Hoje, foi o dia de um longão! Lembrei-me muito do blog do Valter Ide com as dicas sobre treinos longos, e também do pessoal que correu a maratona do Rio de Janeiro na semana passada. O meu longão ainda não atingiu os 30 km. Hoje foram 25 km. E na quarta-feira, tem mais 25 km. Por falar em quarta-feira, como é feriado em São Paulo, tem um pessoal que vai correr os 9 km do Super 9, no Autódromo de Interlagos. Desta vez, eu não me inscrevi, mas um dia, ainda quero correr dentro do autódromo!
Segundo o relato do Fabio Namiuti, nos longões acima dos 30 km, o "urso monta nas costas"! Eu disse a ele que desde já estou com medo do urso, ao que ele respondeu: "Não tenha medo do urso, ele pode ser mansinho se você se preparar para carregá-lo. Na pior das hipóteses, leve uma "armadilha para ursos" no dia ...".
Fiquei pensando em que armadilha vou levar nos dias de treinos acima dos 30 km. É, Mayumi, se vira nos 30! Até agora, o urso não pareceu, mas pode aparecer a qualquer momento! Quem já fez o treino e participou de maratonas, poderia me dizer como era o urso? Ou ele não apareceu para vocês? Poxa, eu estou parecendo aquelas crianças que ficam esperando o coelhinho da Páscoa aparecer, e quando menos se espera, ele já veio e foi embora! Se for assim, está bom, né? Mas se aparecer mesmo, acho que vou desmaiar!
O nosso amigo Leo Hacidume que também correu a maratona, disse-me que se lembrou do que eu dizia na corrida dos 25 km da Corpore: Devagar e sempre! Pois é, Leo, na verdade, o que eu queria dizer é que eu vou no meu rítmo que deve ser devagar para vocês, mas para mim, eu estou sempre correndo no limite de minhas forças! Rsrsrs. O meu motor é 1.0 e o de vocês é 2.4! Um passo de vocês corresponde a três do meu! E assim foi o treino de hoje... devagar e sempre. Mas eu não andei, viu? Kkk. Eu "parecia" andar! Como diz o SEU Mário que treina na academia, a "formiguinha atômica" está a todo vapor!
O local do treino de hoje foi o Parque do Ibirapuera. Lembrei-me também do que o Valter me disse sobre a vestimenta: vista-se de modo que fique o mais confortável possível. Mas hoje, foi difícil. Quando comecei a correr, estava com uma camiseta de manga comprida porque estava meio friozinho, mas depois de algumas voltas começou a esquentar. Então, pensei em tirá-la, mas logo depois, bateu um vento gelado e a camiseta estava encharcada de suor. Fiquei pensando se eu voltaria para o carro e trocaria de camiseta, mas fui deixando. Daí, começou a despontar um solzinho morno, e fiquei com calor de novo! Passei ao lado de um senhor que dizia: "Pessoa "véia" é enrolada! Usa duas, três, quatro blusas!". Rsrs. Ainda bem que estava só com uma camiseta e um top por baixo!
Depois deste treino todo, apesar de ter tomado carboidrato em gel, deu uma vontade de comer um lámen (carboidrato) para matar a fome, mas desisti. Fiquei pensando: "Lámen taberu (Comer lámen)... lámen taberu... lamentável!". Fui comer arroz, mesmo!
Este treino de hoje fez bem até para o meu marido! Ele não corre, pois segundo o cardiologista, ele tem um problema congênito que o impede de correr. É melhor fazer somente caminhada. Este mesmo médico disse a ele que haveria uma palestra no hospital cujo tema seria "Os benefícios e malefícios dos exercícios físicos". O meu marido arregalou os olhos e já foi perguntando: "Tem malefícios, é?". E o médico disse: "Sim, tem malefícios como o overtraining, mas também tem malefícios de não fazer exercício nenhum! Trate de se movimentar!". Rsrsrs. Hoje, ele percorreu 12 km dentro do Parque do Ibirapuera, caminhando! Encontrei-o no final da caminhada, muito bem! E parece não ter encontrado o urso também! Esperamos acordar amanhã, sem dores! Bom domingo a todos!

14 comentários:

  1. Mayumi!

    Você ficou impressionada com o que o Fábio disse? Hahaha! Dá medo mesmo!

    Eu não quero ninguém nas minhas costas, sai pra lá! Ainda mais um urso, provavelmente peludo e com bafo de onça? Não podia ser uma gatinha manhosa não? :-))

    Um dia chego lá nos 30 km também, a minha maior marca foi esta última meia. Mas se esse tal urso teimar em aparecer, não vai prestar...

    Um bj e bons treinos!

    Paulo.
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayumi,

    Interlagos é "o percurso". Meu preferido. Bem, se não der para participar desta vez se prepare para o revezamento Ayrton Senna, uma de nossas melhores corridas.

    Boas corridas!
    Harry

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, justo hoje, quase que tive que participar do Desafio da Mata Atlântica com a mochila nas costas, pois o guarda-volumes, no mesmo esquema dos 10 Km da Tribuna, foram embora um pouco antes do horário de largada. Meus amigos não deixaram eu subir o Caminho do Mar com a mochila, rsrs.

    Infelizmente, não tive o prazer de ver o tal urso até hoje. Acho fundamental descobrir onde ele está, para o meu próximo avanço como maratonista. Se é que isso existe mesmo, é claro.

    Apenas acho desnecessário carregar os ursinhos fictícios dos outros. Tanto como bater no dedinho com um martelo também costuma levar a lugar nenhum, rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mayumi,
    Parabéns pelo (seu) longão realizado e congratulações ao seu marido pela caminhada, pois não deve ser fácil percorrer 12 km andando...
    Como sempre, muito engraçado o seu relato ! :-)
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Mayumi,
    Há tempos acompanho seu blog e admiro o seu excelente bom humor!

    Parabéns pelo longo e transmita os parabéns ao seu marido, pois acho mais difícil andar 12 km que correr 30 (sou impaciente).

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Olá Mayumi boa noite, bom parabéns pelo longão, então quer dizer que vc vai se aventurar em longas distâncias hein...Seja bem vinda...Olha sobre o urso, pode dar em qualquer um, no meu o urso veio na minha primeira maratona em 2003, quando chegou no km 30 travou tudo deu caimbras, mais prudente eu parei alguns minutos fiz massagens, bati os pés no chão, caminhei mais alguns minutos e voltei a correr. Graças a Deus hj não me dá mais esses ursos, mais amiga só através dos treinos e com pensamentos positivos vc chega lá, vou torcer para que esse urso nunca chegue em vc. Eu fiz uma pesquisa sobre SUPERAÇão no meu blog compareça por lá e diga o que achou que depois eu te falo.
    Boas corridas e bom feriado na quarta-feira.
    Um abraço,
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A propósito, já que caminhada também é o assunto do artigo, fiquei re-estudando meus registros de treino neste fim de semana e reforço a minha hipótese de que treinar "caminhadas por mais de duas horas" é tão importante quanto "longões de 30 Km", para atletas amadores. Acho que treino pode compensar o fator psicológico que vou dizer a seguir, mas no caso dos amadores, nem sempre a gente consegue fazer treino suficiente para não encontrar o tal do urso (se é que ele existe). Assim, é natural uma queda de rendimento, nos momentos finais da maratona. Caminhar 10 Km é mais difícil que correr 10 Km, pois demora mais e a concentração não continua. E se a gente perde a concentração nos momentos mais críticos, fisicamente falando, a coisa só tende a piorar (vide meu relato da Maratona de SP, que tive um sucesso inesperado, por ter usado esta formula ao avesso). Acho que, quem treina manter a concentração de longa duração (com longas caminhadas), tem uma proteção maior contra o efeito psicológico negativo, após os 30 Km. Assim, eu recomendaria caminhadas longas como treino para maratonas. Mas isso para uma fase de polimento, já com o preparo físico para a maratona já concluída. Afinal, o que uma caminhada acrescenta fisicamente para uma maratona, imagino que seja quase nula.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mayumi, parabéns pelo treino realizado! Tô vendo que Porto Alegre te espera ano que vem.

    ResponderExcluir
  9. Quando o urso aparecer, eu sei que vais dar um jeito de carregá-lo até o final da prova, Mayumi.

    Bons treinos!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Só você mesma pra comparar o "urso" dos 30 com o coelhinho da Páscoa, Mayumi ! Não espere um bichinho bonitinho e fofinho não, além de feio, o danado ainda tem mau hálito, hehehehe !!!

    Eu só encontrei com ele uma vez até hoje e não foi nem na maratona propriamente dita, foi no meu treino de 32 Km antes da prova. Ele me atrasou o lado, mas não chegou a me impedir de concluir o planejamento do dia. Encontrei com ele lá pelo Km 27 e fui arrastando o danado até na porta de casa ...

    Já lá no Rio, a cãibra que eu tive no Km 29 me fez demorar tanto pra chegar na placa do 30 que eu acho que ele desistiu de esperar e foi-se embora.

    A galera já falou quase tudo: brincadeiras à parte, as vivências de uns podem ou não servir para os outros, não é necessário temer tanto o bicho, que pode até nunca aparecer pra você, portanto; e o treinamento, a preparação e a experiência é que fazem os encontros com ele ficarem mais raros ou até deixarem de existir.

    Parabéns pelo tópico, muito divertido, como sempre.

    Um abraço e bons treinos !

    Fábio

    ResponderExcluir
  11. Mayumi,

    Parabens pelo longão! Quando vai ser o próximo?! Quarta dia 09 de Julho no Ibirapuera?! Tô pensando em te acompanhar heim...rs..
    Este ano não vou pra NY mas já fiz a inscrição para a Meia de SBC e vou correr o PAC em dupla para ajudar no treino de um amigo que vai para Chicago.

    Me avisa aí sobre o longão que eu posso te acompanhar....


    Valter

    ResponderExcluir
  12. Oi Mayumi,

    Desculpe, PAC é a Corrida de revezamento Pão-de-Açucar. Vai ser em Setembro se não me engano.


    Valter

    ResponderExcluir
  13. Mayumi, que tal um curry no CURRY HOUSE da Paulista, ao invés do Lamem????

    ResponderExcluir
  14. Curry tem tanto especiarias que aumentam o metabolismo e por consequencia ajudam a emagrecer, como pimenta, que aumenta o apetite e faz agente comer em excesso. que dilema, rsrs. Eu adoro curry rice, inclusive já fui no Curry House, mas hoje, só em momentos especiais, pois eu sempre exagero na dose, rsrs

    ResponderExcluir