11 de out. de 2008

O treino Corpore para subida

Há dois dias, recebi o seguinte e-mail de confirmação da Corpore:
Treino Técnico- Técnicas de subida: postura e eficiência
Olá, Mayumi
Sua participação para o treino "Técnicas de subida: postura e eficiência" está confirmada. O treino será realizado na Pça. do Cavalo (USP) às 9h00 do dia 11/10.
Daí, começou uma maratona de rearranjo de horários! Já estou "entupida" de treinos e não há brecha para variações. Porém, o título deste treino técnico me chamou a atenção e resolvi concorrer a uma vaguinha para fazê-lo. Como veio a confirmação, tive que trocar algumas idéias com o treinador, Arthur, e ver o que poderia ser feito.
No Japão, comemora-se o Dia do Esporte no dia 10 de outubro, e quando um feriado cai num final de semana ou perto, sempre transferem o dia de folga para segunda-feira. E para igualar o número de dias de feriado com os do Japão, vamos ter um feriado na segunda-feira. Bem, do jeito que nós vínhamos trabalhando nas últimas 3 semanas, sem sábado nem domingo, achei justo que tivéssemos uma folguinha, não acham? Pois bem, para aproveitar, eu marquei um teste ergoespirométrico, passando por um cardiologista. A idéia era eu fazer o teste bem cedo para poder aproveitar o dia para outras coisas pendentes, como ir ao cabeleireiro! Rsrsrs. Mas... só tinha horário para este teste a partir do meio-dia. Marquei no primeiro horário disponível, para depois poder almoçar sossegada. Liguei para o cabeleireiro e descobri que a profissional que sempre me atende ia folgar na segunda! Rs. Perguntei à atendente se eu poderia lavar o cabelo no mesmo dia em que eu o tingisse. E ela me disse que o ideal seria não lavá-lo por pelo menos 2 dias! Liguei para o treinador para avisá-lo que eu iria fazer o treino longo só no domingo, pois no sábado, eu ia fazer o treino da Corpore e depois, tinha marcado para ir encontrar a minha amiga e corredora Carolina Sakama no Runner Café, local indicado pelo Valter Ide. Daí ele diz: Não faça o treino no domingo pois você tem que descansar para no dia seguinte fazer um bom teste ergoespirométrico e depois à noite, fazer um treino! Impossível. Segunda à noite já marquei um jantar! Rsrsrs. Se eu fico o bicho come, se eu corro, o bicho pega (literalmente!). Kkk.
Bem, resolvi desencanar... e o treinador também! Ele disse: "Então, na segunda, faz somente o teste ergoespirométrico e me conta como foi o treino de final de semana!" Beleza! E assim, vou treinar direitinho, mas vou continuar com o cabelo todo bagunçado, parecendo uma "cabeça de pudim"! Explico: quando o cabelo começa a crescer, as raízes começam a ficar mais escuras que o resto do cabelo, que é tingido de marrom claro, pois a cor natural dele é mais escura mesmo. Portanto, fica com aspecto de pudim, pois a calda de caramelo deixa o pudim mais escuro em cima e mais amarelado embaixo! Rsrsrs. Daqui a pouco, vou ficar com aspecto de Monte Fuji, com neve no seu cume! Kkk.
Bem, depois destas baboseiras todas, quem leu a postagem até aqui, deve estar pensando: "Cadê as dicas de subida do treino da Corpore", não é mesmo? Bem, então, vamos lá! Vou falar em linguagem de kitigai, pois não conheço os termos técnicos!
Dica 1: Se for correr em uma subida, incline ligeiramente o seu corpo para a frente, de modo que ele fique na posição vertical, ou seja, o seu corpo todo tem que estar reto, mas inclinado para a frente. Isto significa que você não pode levar somente o tronco para a frente e deixar o quadril lá atrás!
Deixe-me ver se entendi: se você avistar um monte de tanajuras subindo uma ladeira, é sinal de que elas estão correndo com postura errada!
Dica 2: Para que o seu corpo fique firme, não ficando curvado para frente, não ficar olhando para baixo, etc., faça bastante exercícios para fortalecer os músculos, como abdominais.
Então, no meu entendimento, se você está se sentindo mole como um pudim, para não se desmanchar em uma subidinha qualquer, treine os seus pneus para ficarem durinhos e virarem pneus de caminhão! Assim, eles irão te sustentar para subir engrenado e descer sem balançar o "baconzito"!
Dica 3: Movimente os braços, mas não de qualquer jeito! Os movimentos são deles flexionados e paralelos aos seu corpo! Na subida, este movimento irá ajudar para dar impulso ao seu corpo.
Portanto, gente, não é para ficar se debatendo como uma formiga desesperada dentro de um copo d'água!
Dica 4: Treine as passadas! Faça treinos saltitando, elevando os joelhos, etc., para que você possa ganhar amplitude em suas passadas. E quando for correr em subidas, eleve mais os joelhos! Assim, naturalmente, as suas passadas serão maiores. Mas, não force muito, senão você se cansa mais rapidamente.
Pelo jeito, se você não tem pernas muito longas, não adianta querer dar um passo maior que a sua perna, pois com isto você vai acabar ficando mais cansado! Dê passadas largas elevando mais os joelhos na subida, mas naturalmente, sem querer dar uma de soldadinho de chumbo marchando!
Dica 5: Colocar em prática tudo isto! Dependendo do número de treinos semanais, você pode encaixar este treino de subida uma ou duas vezes por semana, intercalando com outros treinos! Se você faz os seus treinos em esteira, pode incliná-la para treinar subida. Se quiser uma subida íngreme, a inclinação terá que ser de aproximadamente 8%.
Rsrsrs. Outro dia, a minha planilha dizia: 13 km em esteira inclinada a 3%, tiros de 2 minutos, intercalando 1 minuto de trote. É... corri feito uma kitigai desesperada e no final, estava com a língua de fora e segurando a esteira! Rsrsrs. Esta é a minha maneira de treinar subidas! Mas, na rua, não tem onde apoiar, não é mesmo? Se alguém estiver correndo em uma subidinha, não fiquem na minha frente, pois é capaz de eu usá-los como esteira para me segurar! Daí, vocês vão ter que me puxar ladeira acima! Agora, para descer, todo santo ajuda, né? Mas segundo o professor, não desçam soltando o corpo, pois isto faz com que o impacto seja maior para os seus pés e joelhos, e podem ficar com sérias lesões! Portanto, desçam com o corpo durinho! Pratiquem musculação para não ficarem com os seu bacon balançando! Ops! Estas últimas, são palavras minhas! Não culpem o professor!
Bem, para finalizar, deixe-me colocar algumas fotos que tirei hoje no Runner Café, junto com a minha amiga Carolina.
O Runner Cafe

O cartão de quilometragem! Rs.

Carol e eu (foto tirada pelo meu marido!)

E com a proximidade da Maratona de Nova Iorque, a Turismo Kamel colocou um blog à disposição dos que irão correr esta prova. Se quiserem dar uma olhada no perfil dos brasileiros que participarão pela Kamel ou nas dicas para esta prova, podem acessar o blog deles da Maratona de Nova Iorque.
Bom final de semana e bons treinos!

11 comentários:

  1. Mayumi,

    Não consegui me inscrever no treino técnico mas li algumas matérias em inglês e estou montando um posto sobre isto: subidas!
    Achei bem legal o RunnerCafé. Quando der passo lá de novo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua postagem e as dicas. Eu postei recentemente sobre o assunto, pegando carona no post do Lucena, e as dicas são essas mesmas. Para mim, a questão de levantar o joelho não funcionou. Cansa muito. E essa do cabelo de pudim foi sensacional!! E a do monte Fuji, maravilhosa!! kkkk Legal esse café!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, Mayumi, obrigado por compartilhá-las com a gente.

    Valeu também pela visita, mesmo sem atualizações recentes lá no Arquivo (no próximo final de semana tem prova e relato novo, prometo !).

    Vai ser bem legal esse megapacotão de viagem para Foz, hein ? Contamos com a sua presença !

    Abraço e boa semana !

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Mayumi,

    As dicas são show... mas, melhor ainda são seu comentários após cada um... sensacional... rssss

    Obrigado pelo seu comentário sobre meu relato da Meia do Rio... realmente correr neste calor e umidade daqui não é mole não... é "punk" rsss

    Bjs,
    Wlad

    ResponderExcluir
  5. Mayumi,que loucura esta sua vida...rs
    Adorei seu relato...muito bom!
    Grande beijo e vamos nós conhecer hein!?rs

    ResponderExcluir
  6. Mayumi,
    Agradeço pela mensagem de apoio que você postou no blog que eu escrevo.
    Muito obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!!! Mulheres e seus cabelos, né??? Ainda mais que NY nos espera... Também preciso dar um jeito no meu, que tá igual a pudim também, rsrsrsrs.
    Super beijo e até sábado. Vamos combinar de irmos juntas sim...
    Yara

    ResponderExcluir
  8. Hummm tá requisitada hein amiga, que show deve ser sido este treino da Corpore, olha ainda bem que a panturrilha não está doendo mais, agora é só emagrecer mais um pouco e pegar condicionamento...
    Ótimas dicas deste treino, e legal este Runner Café que por sinal o dono também deve ser corredor né fotos de corridas nas paredes e me parece que um dos quadros parece que é em Paris,acertei ou não...
    PS: Só faltou vc na meia do Rio, foi uma festa...
    Bjsss querida e sucessos nos treinos para a Maratona de Nova Iorque.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  9. Vai debutar na rainha das provas muito bem !!! Parabéns e vou torcer que faça uma boa prova, pois as japonesas possuem tradição nos 42 km !!!!

    ResponderExcluir