22 de jun. de 2009

O segundo tempo já começou!

Olá! Estão todos por aqui ainda? Rsrs. Eu estou aqui, beeem devagar, mas estou! Na semana passada, fiquei no trotinho mas consegui aumentar a velocidade em 0,5 km/h. Nestas horas, até que a esteira ajuda! Rsrs. Sabemos exatamente a quantas "andamos"! No final do treino, quando supõe-se que estamos mais cansados, às vezes, a esteira ajuda a nos manter no ritmo. E se não conseguimos, é sinal de que o ritmo no início estava muito rápido! Assim eu interpreto! Será que é isto mesmo? Bem, pelo menos, nos treinos da semana passada, eu ainda consegui aumentar um pouco a velocidade no final. Vamos ver como fica esta semana!
Outro dia, estava conversando com o Hideaki e ele me disse algo curioso: "Treinos focando provas de longa distância não podem ser feitos "predominantemente" na esteira." Ou seja, se você almeja correr distâncias acima de 21 km, por exemplo, é melhor que você faça mais treinos na rua (asfalto) do que em esteira, pois a mesma não vai dar o preparo físico e psicológico desejado para provas longas!
Realmente, correr na esteira e correr na rua é totalmente diferente. Agora, como não tenho muita experiência de correr tantas provas longas quanto desejaria, eu não posso confirmar o que o Hideaki me afirmou... ainda! Recado pro Hide: "Ao longo do tempo, vou verificar a sua constatação, ok? Deixe-me adquirir a experiência que você adquiriu! Mas, como você mesmo me disse, o treino de cada um é diferente, assim como as reações de cada pessoa! Mas, com certeza, vou chegar a uma conclusão similar à sua, a menos que eu seja totalmente diferente das outras pessoas, ou seja, "atípica"! Será que sou? Ai, minha nossa! Rsrsrs.
Para a maratona que corri no ano passado, fiz vários treinos no Ibira, mas também na esteira. Quando fazia longos na esteira (o que a maioria acha que é muito maçante), e via que a paisagem era sempre a mesma, e ainda por cima, tinha um chefe que morava no hotel da frente da academia, e que me assistia correndo na esteira enquanto tomava seu café da manhã no refeitório (ele sabia até quando eu usava camiseta nova de alguma corrida, rsrsrs), era realmente muito penoso, pois cheguei a ficar no máximo 3 horas e meia em cima da esteira! A academia deve ter levado um prejuízo muito grande! Rsrsrs. Mas era treinar assim, ou não treinar, por falta de tempo de me locomover para o parque! Na rua, nem pensar! Eu já não enxergo direito, já imaginou o estrago! Se eu tropeço e caio, já era! Rs. E por esta mesma razão, eu evito participar de provas à noite! E quando treinava no Ibira, cheguei a dar 11 voltas iguais de 3 km. O pessoal achava que eu entrava em looping! Rsrsrs. Mas é que tenho um sério problema de senso de direção! E pelo jeito, não sei mexer no GPS também! Kkkkk. Entenderam o meu drama? Bem, acho que o que eu tenho são pesistência, insistência e paciência, pois o resto, ainda tenho que adquirir com os treinos, ou seja, fôlego, velocidade, postura correta, passadas mais largas, administração do tempo, senso de direção... estou perdida! Rsrsrsrs. Só persistência não ajuda a terminar uma prova, não é mesmo? Bem, eu aguardo a opinião de vocês!
Ah, antes que eu me esqueça, sobre o título desta postagem que não tem nada a ver com o conteúdo deste assunto... é que hoje estou completando 46 anos (vixe!). No ano passado, eu disse que estava aos 45 do primeiro tempo! E hoje eu digo que estou começando o segundo tempo, com direito à prorrogação! Esperem-me que vou devagar mas chego lá! Rsrsrsrs.

22 comentários:

  1. Mayumi,
    Parabéns, muitas corridas, paz e, principalmente, saúde!
    Que os próximos 45 anos sejam acompanhados mesmo da prorrogação!!!!

    Odeio correr na esteira, mas de vez em quando não tem jeito, principalmente quando tenho que treinar muito cedo ou muito tarde.

    ResponderExcluir
  2. Mayumi, felicitações por entrar no segundo tempo!!! Que seja cheio de vitórias como foi o primeiro. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mayumi !!!

    No primeiro, segundo tempo, prorrogação ou pênaltis, continue sendo sempre essa pessoa alegre, divertida, cheia de vida, garra e disposição exemplares. E nos ensinando, com seus relatos impagáveis, a nos levar menos a sério.

    Saúde, paz e felicidade, nesse dia e especial e em todos os da sua vida.

    bjs

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Mayumi,
    Feliz aniversário.
    Muitas conquistas e felicidades.
    Obrigado pelas coisas que você (e o Ciro) fizeram por mim.
    Lhes sou muito grato.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Graaaaande MAYUMI !!!
    Parabéns ... Saúde ... Felicidade ... Sucesso !!!

    Eu acho que a persistência é a liga que dá a condição de nós concluírmos aquela prova longa ... sem ela não teria graça!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversário!

    3 horas e meia em cima de uma esteira? Haja determinação!

    Espero que eu tenha essa mesma persistência qdo voltar a treinar. Ainda não cheguei lá. Estou pensando em ligar pro ortopedista pra saber o que faço. Não estou sentindo melhoras.

    De qq forma, que vc marque muitos gols neste segundo tempo tb! O primeiro tempo pelo visto foi muito bom! rs

    Muita saúde e felicidade,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  7. Mayumi, Parabéns pelo retorno gradual aos treinos.

    Com respeito a esteira e ao asfalto, acredito que o treino longo na rua seja realmente "mais tranquilo" psicologicamente devido a mudança na paisagem, porém físicamente a rua exige mais.

    Por outro lado, treino longo em pista curta, como por exemplo os 3km do Ibira, podem também se tornar monotonos, pois vc fica ali girando, girando, girando ... até perder a conta ... rsrsrs

    Ah ... não podia me esquecer do principal. PARABÉNS pelo aniversário, muitas felicidades. Que Deus lhe proporcione o segundo tempo + a prorrogação com muita saúde.

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabens, Mayumi! Muita saude, paz e felicidades!

    O lema é devagar e sempre! :O)

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayumi,
    Te desejo tudo de bom.
    Você é uma pessoa especial!
    Beijo
    Harry

    ResponderExcluir
  10. mayumi feliz aniversário é pouco....


    feliz TUDO!

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  11. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Amiga Mayumi, boa tarde, fico feliz em saber que está voltando ao seu ritmo normal de treinos.
    Já te parabenizei hj por telefone, agora eu faço por aqui. Desejo que Deus te abençoe e te ilumine e que ele resplandeça sobre ti muita paz, forças e saúde...
    Felicidades amiga!!!

    Bons treinos,

    Bjsss,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá menina!! Parabéns e vida longa á você! Que continue maravilhosa e com este espírito forte e corajoso, passando esta boa energia á todos. Um sucesso!! Eu, particulamente não gosto muito de correr na esteira, mas quando chove, ou quando temos pouco tempo, é agradável e necessário. Comecei na esteira, mas depois que fui pra rua, é como aquele cachorrinho criado em casa que vê o portão aberto... Abração e um beijão super carinhoso Mayumi!!

    ResponderExcluir
  13. Descobri agora o seu blog, ainda não tive tempo de pesquisar no entanto, relativamente a este post, devo dizer que correr na Passadeira aumenta a resistência psicológica e como você disse ajuda-nos a manter um ritmo constante e tambem é muito bom para fazer series com mudança de ritmo ou simular rampas é optimo, mas claro que não há nada como fazer alguns treinos usufruindo da natureza.
    Quanto à miopia, tenho o mesmo problema nas provas vejo tudo desfocado hehehe.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mayumi! Tudo bom?
    Feliz Aniversário!!! Muitas maratonas pra vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Mayumi, parabéns, muitas alegrias, saúde e que você continue sempre fazendo tudo o que gosta!

    Grande abraço

    Marcos

    ResponderExcluir
  16. parabéns, um pouquinho atrasado mas tá valendo.

    tudo de bom e muitas corridas pela frente!!!

    bj
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mayumi!!!
    Puxa, só li seu post hoje, então: PARABÉNS SUPER-SUPER-SUPER ATRASADO!!!!
    Que os deuses continuem te enchendo de amor, paz, sucesso, humor e muitas corridas!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns e que venha a prorrogação em jogo de 3 tempos.

    3 horas na esteira, vixe haja determinação! Meu recorde nela é 56 minutos.

    ResponderExcluir
  19. parabens pelo retorno e pelo niver.
    eu nunca corri em esteira e realmente não sei o que é, mas deve ser muito, mas muito estranho.
    bjs e estou te acompanhando.

    ResponderExcluir
  20. Omedeto
    Que a vida lhe reserve muitas alegrias coroadas de vitorias (inclusive nas corridas). Que Deus lhe dê muita saude, paz e alegria!!!
    Quanto a esteira ou asfalto, pessoalmente não gosto da esteira porque vi uma pessoa tropeçar e ser jogada na parede. Somente na temporada de chuva intermitente eu treino na esteira e mesmo assim como tenho que manter um ritmo adequado (com speed 15 a 16 e aumento de inclinação). Um tombo nessa velocidade é por demais perigoso. Para treinos de qualidade (tiro, fartleg e ritmo)em dias normais, eu prefiro a pista demarcada (com marcação de metragem). Assim, no treino de ritmo eu fixo 3:50p/Km (na pista de 400mts seriam 1:32min. por volta)e, fixado 10Km seriam 25 voltas todas a 1:32. Voce parametriza as voltas e treina ritmo sabendo exatamente sua velocidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Parabéns querida!!!
    Tudo de muito bom pra você GUERREIRA!!!

    Grande Beijo

    Fabi

    ResponderExcluir
  22. parabéns sempre simpatica Mayumi, olha eu ainda to nos 45 do primeiro tempo...kkkkk..bjs

    ResponderExcluir